15 atividades para Basquete na Educação Física Escolar

UniAraguaia - Centro Universitário

As aulas de Educação Física são momentos propícios para desenvolver habilidades esportivas, promover a cooperação e o trabalho em equipe. No basquete, esporte tão popular e dinâmico, os exercícios em dupla podem ser excelentes ferramentas para aprimorar a técnica individual e estimular a interação entre os alunos. Abaixo, apresentamos 15 exercícios práticos de basquete em dupla, adequados para as aulas de Educação Física Escolar.

Passe com Alvo: Em duplas, os alunos devem praticar passes precisos, mirando em um alvo (por exemplo, uma parede ou aros de basquete). Isso ajuda a melhorar a precisão e velocidade do passe.

Drible e Troca: Enquanto um aluno dribla a bola, o outro tenta roubá-la. Eles alternam os papéis para desenvolver habilidades de drible e defesa.

Arremesso com Marcação: Um aluno tenta marcar o arremessador enquanto ele faz arremessos próximos ao aro, ajudando a melhorar a precisão sob pressão.

Revezamento de Drible: Os alunos driblam a bola em um circuito de cones, passando-a para o colega no final. O objetivo é completar o circuito em menor tempo possível.

1x1 Desarmado: Os alunos disputam uma partida 1x1 sem usar os braços para defender, incentivando o posicionamento adequado do corpo.

Passe e Corte: Um aluno passa a bola e realiza um corte em direção à cesta, enquanto o colega faz o passe para finalizar.

Drible ao Redor do Parceiro: Enquanto um aluno tenta bloquear, o outro deve driblar ao redor dele, desenvolvendo agilidade e controle da bola.

Trabalho de Blocos: Um aluno tenta bloquear os arremessos do colega enquanto ele executa diferentes tipos de arremessos.

Pegada e Desarme: Um aluno tenta segurar a bola enquanto o outro tenta desarmá-lo. Isso ajuda a melhorar a coordenação e a pegada da bola.

Cabeça na Condução: Enquanto um aluno conduz a bola, o parceiro coloca as mãos atrás das costas e guia o colega apenas verbalmente.

Passe por Baixo das Pernas: Em duplas, os alunos se posicionam frente a frente e tentam passar a bola por baixo das pernas um do outro.

Passe de Costas: Em duplas, os alunos praticam passes de costas, estimulando a comunicação e a coordenação.

Passe com Mudança de Direção: Enquanto um aluno se movimenta ao redor do colega, ambos praticam passes precisos, mudando de direção constantemente.

Arremesso de Média Distância: Os alunos se posicionam em pontos diferentes da quadra, alternando-se entre arremessador e reboteiro, trabalhando a finalização em diferentes locais do campo.

2x2 em Meia Quadra: Divida a quadra ao meio e permita que os alunos joguem em duplas, desenvolvendo habilidades de marcação, arremesso e trabalho em equipe.

Esses exercícios práticos de basquete em dupla podem ser adaptados para diferentes níveis de habilidade e faixas etárias, tornando as aulas de Educação Física Escolar mais dinâmicas e desafiadoras. Ao incentivar a prática em dupla, os alunos desenvolvem habilidades técnicas e táticas enquanto se divertem e interagem de forma cooperativa, tornando-se jogadores mais completos e aptos a aproveitar os benefícios do basquete em suas vidas.

E aí, professor? Está sem ideia de atividade para aplicar nas suas aulas?

Se você precisa de exercícios que elevem o seu nível e torne o seu Basquete mais eficaz, esse ebook com 200 exercícios te deixará bem satisfeito (a)!

São 100 exercícios de fundamentos + 100 exercícios para treino físico geral, englobando todas as capacidades física para melhorar seu salto, contato com adversários, resistência.

Todos os exercícios são descritos e demonstrados em vídeos.

Incrível, né? Adquira já!