10 atividades para crianças autistas na Educação Física Escolar

pai e filho, uma criança com autismo, brincando de bola em uma brinquedoteca

As atividades físicas podem ser uma ótima maneira para as crianças autistas se exercitarem e se divertirem. Essas atividades podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades motoras e a melhorar sua qualidade de vida.

Veja abaixo 10 atividades que podem ser usadas em aulas de educação física para crianças autistas na educação física escolar:

Dança: A dança pode ser uma ótima maneira de as crianças autistas se expressarem e se divertirem. Existem muitos tipos diferentes de dança que podem ser feitos, como ballet, jazz e hip-hop.

Jogos de bola: Os jogos de bola podem ajudar as crianças autistas a desenvolver suas habilidades de coordenação motora, equilíbrio e trabalho em equipe. Alguns jogos de bola que podem ser jogados incluem futebol, basquete, vôlei e handebol.

Atividades de agilidade: As atividades de agilidade podem ajudar as crianças autistas a desenvolver sua coordenação motora e velocidade. Algumas atividades de agilidade que podem ser feitas incluem corrida de obstáculos, corrida em zig-zag e corrida em zigue-zague.

Atividades de equilíbrio: As atividades de equilíbrio podem ajudar as crianças autistas a desenvolver sua coordenação motora e propriocepção. Algumas atividades de equilíbrio que podem ser feitas incluem andar em uma corda bamba, andar de bicicleta, andar de patins e andar de skate.

Atividades de força: As atividades de força podem ajudar as crianças autistas a desenvolver sua força muscular e densidade óssea. Algumas atividades de força que podem ser feitas incluem levantar pesos, fazer flexões e abdominais.

Atividades de flexibilidade: As atividades de flexibilidade podem ajudar as crianças autistas a melhorar sua amplitude de movimento. Algumas atividades de flexibilidade que podem ser feitas incluem alongamento, ioga e pilates.

Atividades ao ar livre: As atividades ao ar livre podem ajudar as crianças autistas a se conectar com a natureza e se exercitar. Algumas atividades ao ar livre que podem ser feitas incluem caminhada, corrida, ciclismo e natação.

Atividades de grupo: As atividades de grupo podem ajudar as crianças autistas a desenvolver suas habilidades sociais e de trabalho em equipe. Algumas atividades de grupo que podem ser feitas incluem jogos esportivos, jogos de tabuleiro e jogos de cartas.

Atividades individuais: As atividades individuais podem ajudar as crianças autistas a desenvolver sua independência e confiança. Algumas atividades individuais que podem ser feitas incluem andar de bicicleta, andar de patins e andar de skate.

Atividades de relaxamento: As atividades de relaxamento podem ajudar as crianças autistas a reduzir o estresse e a ansiedade. Algumas atividades de relaxamento que podem ser feitas incluem ioga, pilates e meditação.

É importante adaptar as atividades às necessidades individuais das crianças. Algumas crianças podem precisar de mais tempo para aprender as atividades, enquanto outras podem precisar de mais desafios. O professor deve ser paciente e compreensivo, e deve fornecer feedback positivo para encorajar as crianças a continuar tentando.

Conheça o Manual para Professor de Educação Física para Crianças Autistas