10 atividades para a crianças autistas na aula de Educação Física

Brincadeiras com a Criança Autista

10 atividades descritas de forma teórica que podem ser usadas em aulas de Educação Física para crianças autistas:

Estação Sensorial de Texturas: Descrição: Crie uma estação com diferentes texturas no chão, como areia, grama artificial, almofadas e tapetes de borracha. As crianças podem explorar as texturas descalças ou com meias. Objetivo: Estimular a integração sensorial, desenvolver habilidades motoras e promover a exploração tátil.

Jogo da Dança dos Animais: Descrição: Peça às crianças que imitem os movimentos de diferentes animais, como pulando como um coelho, rastejando como uma cobra ou se movendo lentamente como uma tartaruga. Objetivo: Promover o desenvolvimento motor, a criatividade e a consciência corporal.

Circuito de Obstáculos: Descrição: Crie um circuito com cones, arcos e obstáculos baixos. As crianças podem passar por túneis, pular sobre obstáculos e realizar diferentes movimentos. Objetivo: Aperfeiçoar o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração.

Jogo de Par e Movimento: Descrição: As crianças formam pares e praticam atividades de movimento espelhando os gestos do parceiro, como levantar os braços, pular ou girar. Objetivo: Desenvolver habilidades de interação social, comunicação não verbal e coordenação.

Estação de Yoga: Descrição: Introduza posturas simples de yoga adaptado, como a postura da árvore, do gato e do cachorro olhando para cima. Objetivo: Promover a consciência corporal, a tranquilidade e o foco.

Jogo de Lançamento e Alvo: Descrição: Crie alvos coloridos no chão usando fita adesiva. As crianças podem lançar bolas de diferentes tamanhos em direção aos alvos. Objetivo: Aprimorar a coordenação motora, a precisão e a concentração.

Atividade de Bolhas de Sabão: Descrição: Use um soprador de bolhas para criar bolhas de sabão no ar. As crianças podem tentar tocá-las ou acompanhá-las com movimentos. Objetivo: Estimular a observação, a coordenação visual-motora e a diversão sensorial.

Brincadeira de Imitação de Movimentos: Descrição: Escolha um líder para realizar movimentos simples, como pular, bater palmas ou girar. As outras crianças imitam os movimentos do líder. Objetivo: Desenvolver a imitação, a comunicação e a coordenação.

Atividade de Relaxamento Guiado: Descrição: Guie as crianças através de uma atividade de relaxamento, instruindo-as a respirar profundamente, relaxar os músculos e imaginar um lugar calmo. Objetivo: Promover o relaxamento, a autorregulação emocional e a concentração.

Jogo de Boliche Adaptado: Descrição: Use garrafas plásticas vazias como pinos de boliche e uma bola macia. As crianças podem rolar a bola para derrubar os pinos. Objetivo: Aperfeiçoar o controle motor fino, a coordenação olho-mão e a compreensão de conceitos espaciais.

Lembrando que a adaptação é essencial em todas essas atividades, considerando as necessidades individuais das crianças autistas. Profissionais especializados podem fornecer orientações valiosas para criar um ambiente inclusivo e apropriado para cada criança.

Conheça o Manual para Professor de Educação Física para Crianças Autistas