O que a Dança na Escola trabalha?

dança jazz

A dança é uma unidade temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser aplicada na escola de forma a promover o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos alunos.

A dança pode ser usada para ensinar uma variedade de conceitos e habilidades, como:

• Movimentos corporais
  • Espaço e direção
  • Tempo e ritmo
  • Percepção visual e auditiva
  • Resolução de problemas
  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Cooperação
  • Competição
  • Empatia
  • Respeito

A dança também pode ser usada para promover a saúde física e mental dos alunos. Ela ajuda os alunos a:

• Se exercitar
  • Perder peso
  • Reduzir o estresse
  • Melhorar o humor
  • Aumentar a autoestima
  • Desenvolver a confiança
  • Aprender a lidar com a frustração

A dança pode ser aplicada na escola de várias maneiras. Os professores podem usar a dança para:

• Ensinar as diferentes culturas do mundo
  • Contar histórias
  • Expressar emoções
  • Criar coreografias
  • Participar de festivais e apresentações

A dança é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para ajudar os alunos a aprender e se desenvolver de forma integral. Ao aplicar a dança na escola, os professores podem ajudar os alunos a se tornarem mais ativos, saudáveis, sociais e inteligentes.

Aqui estão algumas dicas para aplicar a dança na escola:

• Escolha atividades que sejam adequadas para a idade e o nível de desenvolvimento dos alunos.
  • Faça as atividades divertidas e envolventes.
  • Incentive os alunos a trabalhar em equipe e a cooperar.
  • Valorize a participação de todos, não importa o nível de habilidade.
  • Use a dança para ensinar conceitos e habilidades importantes.
  • Permita que os alunos explorem e sejam criativos.
  • Aproveite o momento!

Conheça o curso Desvendendo a BNCC na Educação Física  e  o Curso Aprenda a usar a Dança na BNCC