5 formas de práticas dos principais fundamentos do Voleibol

Se você está começando a se aventurar no mundo do voleibol, é fundamental dominar algumas habilidades básicas para se destacar na quadra. Neste artigo, apresentamos 5 exercícios de voleibol especialmente projetados para iniciantes. Essas atividades práticas ajudarão a aprimorar suas habilidades fundamentais e prepará-lo para se divertir e ter sucesso no voleibol.

Vamos mergulhar nos exercícios e começar a trabalhar para se tornar um jogador mais habilidoso!

1. Passe Simples:

O passe é uma habilidade fundamental no voleibol. Para aprimorar sua técnica de passe simples, siga estes passos:

• Fique de pé com os joelhos levemente flexionados e os pés afastados na largura dos ombros.
  • Mantenha os braços estendidos à sua frente, com as mãos juntas e os dedos apontando para cima.
  • Quando a bola se aproximar, flexione os cotovelos e use seus antebraços para fazer contato com a bola, mantendo os pulsos firmes.
  • Direcione a bola na direção desejada, mantendo os olhos na trajetória da bola.

2. Técnica de Saque:

Dominar o saque é essencial. Para praticar o saque por cima:

• Posicione-se na linha de fundo da quadra.
  • Dê um passo à frente com o pé dominante e o outro pé atrás.
  • Balance os braços para trás e depois para frente, atingindo a bola com a palma da mão.
  • A bola deve subir e descer sobre a rede, visando o campo adversário.

3. Toque Preciso:

O toque é vital para um bom ataque. Para aprimorar essa habilidade:

• Posicione-se com os pés afastados na largura dos ombros.
  • Levante ambos os braços acima da cabeça.
  • Use a ponta dos dedos para tocar na bola, permitindo que ela suba na direção desejada.
  • Mantenha o controle da força e da direção do toque.

4. Posicionamento na Quadra:

Saber onde estar é crucial no voleibol. Aprenda a se posicionar corretamente:

• Mantenha-se na posição central na parte de trás da quadra quando o adversário estiver sacando.
  • Mova-se rapidamente para a rede quando sua equipe estiver sacando.
  • Esteja preparado para receber, passar ou atacar, dependendo da situação.

5. Treinamento de Recepção:

A recepção é fundamental para iniciar um rally. Treine sua habilidade de recepção:

• Fique de pé com os joelhos flexionados e os braços estendidos à sua frente.
  • Mantenha os olhos na bola e use os antebraços para absorver o impacto.
  • Controle a trajetória da bola para entregá-la com precisão para o levantador ou para iniciar um ataque.

Praticar regularmente esses exercícios ajudará você a desenvolver as habilidades básicas necessárias para se tornar um jogador de voleibol mais competente. Lembre-se de focar na técnica e na consistência durante os treinos e de sempre buscar orientação de um treinador ou jogador experiente.