Como um professor de Educação Física pode ajudar numa crise de criança autista

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. As crianças com autismo podem ter dificuldade em entender e responder a instruções, e podem também ter comportamentos repetitivos ou estereotipados.

Em uma aula de Educação Física, é importante que os professores estejam preparados para lidar com crises de crianças autistas. Aqui estão algumas dicas:

• Fique calmo e confiante. É importante que o professor permaneça calmo e confiante durante uma crise, pois isso ajudará a criança a se acalmar também.
  • Fale com a criança em um tom de voz baixo e calmo. Use palavras simples e evite fazer perguntas que a criança possa não entender.
  • Tente identificar o que está causando a crise. Uma vez que o professor saiba o que está causando a crise, ele pode começar a tomar medidas para acalmá-la.
  • Se a criança estiver agitada, tente acalmá-la com movimentos suaves e repetitivos. Você também pode tentar cantar para a criança ou tocar uma música calma.
  • Se a criança estiver gritando ou chorando, tente distraí-la com uma atividade que ela goste. Você pode tentar mostrar à criança um livro, jogar um jogo ou fazer um desenho com ela.
  • Se a criança estiver se autolesionando, tente impedir que ela se machuque. Você pode fazer isso segurando a criança suavemente ou colocando uma barreira entre ela e o objeto que ela está tentando atingir.
  • Se a criança estiver agressiva, tente proteger os outros e a si mesmo. Você pode fazer isso afastando a criança do resto da turma ou usando técnicas de contenção não-violentas.

É importante lembrar que cada criança com autismo é diferente e pode reagir de forma diferente às crises. Por isso, é importante que o professor esteja preparado para lidar com uma variedade de situações.

Além das dicas acima, aqui estão algumas outras coisas que os professores podem fazer para ajudar crianças autistas em aulas de Educação Física:

• Comunique-se com os pais ou responsáveis. Converse com os pais ou responsáveis da criança sobre suas necessidades e preferências.
  • Crie um plano individualizado. Desenvolva um plano individualizado para a criança, de acordo com suas necessidades e habilidades.
  • Seja paciente e compreensivo. É importante ser paciente e compreensivo com crianças autistas. Elas podem levar mais tempo para aprender e se adaptar a novas situações.
  • Não desista. Não desista de crianças autistas. Com apoio e incentivo, elas podem aprender e se desenvolver de forma significativa.

Conheça o Manual para Professor de Educação Física para Crianças Autistas