Exemplo de atividades de Coordenação para Crianças Autistas

As crianças com autismo podem ter dificuldade com atividades que exigem coordenação motora, como andar de bicicleta, jogar bola ou amarrar os sapatos. As aulas de educação física podem ajudar essas crianças a desenvolver suas habilidades de coordenação de várias maneiras.

Aqui estão algumas ideias de atividades de coordenação que podem ser usadas em aulas de educação física para crianças autistas:Jogos de bola. Os jogos de bola podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de coordenação olho-mão e coordenação motora grossa.

Alguns exemplos de jogos de bola que podem ser jogados em aulas de educação física incluem:

Basquete
Futebol
Vôlei
Handebol

Atividades de dança. As atividades de dança podem ajudar as crianças a desenvolver sua coordenação motora fina e grossa, bem como sua consciência corporal. Alguns exemplos de atividades de dança que podem ser feitas em aulas de educação física incluem:

Rodinhas
Macarena
Passinho
Pula corda

Atividades de equilíbrio. As atividades de equilíbrio podem ajudar as crianças a desenvolver sua coordenação motora e sua propriocepção. Alguns exemplos de atividades de equilíbrio que podem ser feitas em aulas de educação física incluem:

Andar em uma corda bamba
Andar de bicicleta
Andar de patins
Andar de skate

Atividades de agilidade. As atividades de agilidade podem ajudar as crianças a desenvolver sua coordenação motora e sua velocidade. Alguns exemplos de atividades de agilidade que podem ser feitas em aulas de educação física incluem:

Corrida de obstáculos
Corrida em zig-zag
Corrida em zigue-zague
Corrida em círculo

É importante adaptar as atividades às necessidades individuais das crianças. Algumas crianças podem precisar de mais tempo para aprender as atividades, enquanto outras podem precisar de mais desafios. O professor deve ser paciente e compreensivo, e deve fornecer feedback positivo para encorajar as crianças a continuar tentando.

As atividades de coordenação podem ser uma ótima maneira para as crianças com autismo se exercitarem e se divertirem. Essas atividades podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades motoras e a melhorar sua qualidade de vida.

Conheça o Manual para Professor de Educação Física para Crianças Autistas