Educação Física Escolar e Educação Especial e Inclusiva

Aula de vôlei. Aula de Educação Física na EM Hercílio Amante. Foto: Ulisses Job

A Educação Física Escolar (EFE) é uma disciplina obrigatória na educação básica brasileira. Ela tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e a formação integral dos alunos, por meio de atividades físicas e esportivas. A EFE é importante para todos os alunos, mas é especialmente importante para alunos com necessidades especiais.

A Educação Especial e Inclusiva (EEI) é uma modalidade de ensino que busca atender as necessidades educacionais de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A EEI tem como objetivo promover a inclusão social e educacional desses alunos, por meio da oferta de um ensino de qualidade, adaptado às suas necessidades.

A EFE e a EEI podem trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais. A EFE pode ajudar os alunos com necessidades especiais a melhorar sua saúde física, sua coordenação motora, seu equilíbrio, sua flexibilidade, sua força muscular e sua resistência cardiovascular. A EFE também pode ajudar os alunos com necessidades especiais a desenvolver suas habilidades sociais, sua autoestima e sua autoconfiança.

A EEI pode ajudar os professores de EFE a adaptar as atividades físicas e esportivas às necessidades dos alunos com necessidades especiais. A EEI também pode ajudar os professores de EFE a desenvolver estratégias para lidar com os desafios que os alunos com necessidades especiais podem enfrentar nas aulas de EFE.

A EFE e a EEI são duas disciplinas complementares que podem trabalhar juntas para promover o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais.