segunda-feira, 6 de agosto de 2018

04:57

Importância do professor de Educação Física na Escola



A Educação Física é uma disciplina muito significativa, porém, por diversas vezes, pouco valorizada na grade curricular. Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, sua função é formar o cidadão que sirá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, qualificando-o para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana.

Existe a ideia de que essa é a hora de a criança sair da sala de aula e só se movimentar, muitas vezes em esportes e modalidades das quais muitos não gostam, sem entender a relevância que esses movimentos têm para sua vida.

Portanto, ao iniciar as aulas, é importante que o professor crie um mapeamento das práticas corporais que já façam parte do histórico dos alunos. Com esse modelo, ficaria mais fácil para o orientador selecionar temáticas mais adequadas para serem trabalhadas com os estudantes, facilitando assim o aprendizado.

Atividades que englobam brincadeiras de países e culturas diferentes, como danças e cantigas, são experiências relevantes para o desenvolvimento e ampliação do conhecimento da criança, assim como atividades corporais que possam ser pesquisadas em livros, sites, revistas, entre outros meios voltados a esse universo.

É na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. O professor representa um papel importante para promover uma vida saudável e ativa aos seus alunos.

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quinta-feira, 26 de julho de 2018

11:29

Aspectos para o aprendizado na Natação




O período de aprendizagem da natação depende exclusivamente do desenvolvimento de cada criança, pois cada uma reage a um estimulo de maneira diferente, portanto é difícil afirmar em quanto tempo uma criança vai demorar a aprender a nadar. No entanto, algumas crianças aprendem rápido, por não ter medo da água, enquanto outra criança tem pavor da água, com isso dificulta o processo de aprendizagem da mesma .

As brincadeiras e jogos que são oferecidos à criança devem estar de acordo com o período de desenvolvimento em que ela se encontra, para que a mesma possa aproveitar a situação e se desenvolver melhor. Daí a importância do professor em conhecer o crescimento da criança, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento.

A desvalorização do movimento natural da criança, em favor do conhecimento estruturado e formalizado, como por exemplo, um processo tecnicista de ensino de natação, a favor da perfeição da técnica e rendimento da criança, ignora as dimensões educativas da brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da criança.

A iniciação desta modalidade, nesta faixa etária, deve permitir exploração de movimento e aprendizagem perceptivo-motora. Isto significa que o professor deve dar oportunidade para o aluno explorar o ambiente aquático e diferentes formas de movimentação que seu corpo pode realizar dentro dele. Além de estimular o indivíduo a não realizar os movimentos preocupando-se apenas com a técnica, mas sim, valorizando a percepção dos seus movimentos dentro da água e da sensação que a água provoca em seu corpo.

No entanto, a natação deve ser muito mais que isso, valorizando a adaptação, aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento; de diferentes formas de ação corporal, aproveitando as propriedades da água e os benefícios que esta proporciona ao ser humano.

A brincadeira e o jogo nas aulas de natação devem ter relação com a cultura infantil, e com a fantasia e o imaginário da criança. Atividades que encorajam as crianças com a intenção de promover um bom relacionamento com a água e possibilitar inúmeras alternativas de expressão dentro do meio líquido.

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quinta-feira, 19 de julho de 2018

11:01

Como fazer a iniciação do Handebol na Escola



A iniciação do Handebol na Escola são atividades que deverão ser desenvolvidas na primeira fase escolar, período em que a criança não domina nenhum ou quase nenhum tipo de movimento motor.

Do pouco para o muito: O trabalho evolui do pouco para o muito, quanto ao tempo e número de exercícios.

Do simples para o complexo: Nas técnicas de fácil execução, fazer abordagem global.

Nas técnicas de difícil execução, utiliza-se subdividir o todo do exercício em partes ou fases.

Do conhecido para o desconhecido: Elementos novos aparecem após termos insistido e assegurado o ensinamento anterior.

Na primeira vez que se executa um gesto novo, ele não é perfeito, porém, o importante é o entendimento consciente do gesto, e quando deve ser aplicado em situação de jogo.


O ensinamento do handebol a um iniciante, é fundamentado as práticas pedagógicas.

A metodologia que poderá ser utilizada pelo professor/técnico, pode ser: jogos educativos, exercícios educativos, Exercícios de aperfeiçoamento e Exercícios de especialização

Jogos educativos:

É a maneira indireta que se introduz o gesto técnico de handebol;

Utiliza-se jogos recreativos para desenvolver os gestos técnicos do handebol;

Busca-se sempre a diversão, o aprendizado, as variações de ações, as diferentes situações, a competição com os companheiros e o meio natural;

Encaminha-se o jogador para a realidade do jogo, com sua prática ele aprende a técnica;

Esta forma de trabalho motiva o aluno, pela competição, a ter gosto pela modalidade.

 Exercícios educativos:

São exercícios ordenados pedagogicamente, partindo-se do mais simples para o mais difícil;

São exercícios com movimentos contínuos que faz executar um gesto técnico, através de repetições sucessivas, com o objetivo de fixar (automatizar) aquele gesto técnico;

Após os jogos educativos se põe em prática o que foi aprendido;

As vantagens desses exercícios educativos são de que o professor pode parar e corrigir o gesto em questão;

Os exercícios podem ser individuais ou em grupo, iniciando-se sempre parado e depois em deslocamento;

Os exercícios devem obedecer uma ordem de dificuldades, quanto mais complexo for, mais devem ser trabalhados de uma forma metódica e detalhada.

Exercícios educativos:

Organização

Formação

Individual, em grupos, 2 x 2

Materiais

Bolas, arcos, cordas, outros

Execução

Parado: inicia-se parado, tanto passe como recepção

Parado c/ deslocamento: receber a bola parado e após fazer os 3 passos

Deslocamento: deve executar o gesto na corrida

3 passos: saída parado e executa, recebe correndo e executa com apoio, recebe correndo e executa com salto.

Exercícios de especialização:

São exercícios ordenados pedagogicamente e executados na posição específica;

Inicia-se com movimentos fragmentados até o movimento completo;

Possibilita o desenvolvimento do jogo através da correção do gesto técnico;

Aqui inicia-se a oposição (passiva ou ativa) do adversário.


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quarta-feira, 18 de julho de 2018

09:21

Atividades lúdicas promovem vínculos e sociabilização



A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.

As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções.

Uma questão essencial para uma vida feliz, em qualquer idade, é a capacidade de conviver bem com os demais, ter bons relacionamentos. O desenvolvimento do lado social começa desde muito cedo e as brincadeiras de infância podem ter um impacto decisivo nisso.

É brincando com os amigos ou irmão que as crianças assimilam o conceito de companheirismo. Mais que isso, se tornam resilientes, pois passam a aceitar a frustração da derrota, assim como a alegria da vitória, como coisas naturais.

Assim, podemos afirmar que as atividades lúdicas desenvolvidas em grupo são muito benéficas para os pequenos. Alguns desses benefícios são:

  • Assimilação de valores e respeito ao outro;
  • Respeito as normas e regras;
  • Desenvolvimento das habilidades de ouvir e se comunicar;
  • Aprimoramento da habilidade de negociação;
  • Desenvolvimento da tolerância.

O brinquedo certo ensina os pequenos até a lidarem com as diferenças! E, ainda, é ao brincar que a criança estabelece e fortalece suas relações afetivas.

O Curso Online de Atividades Lúdicas proporciona ao aluno uma oportunidade única para entender, de maneira interativa, a atividade lúdica e a forma que ela pode contribuir para o desenvolvimento infantil.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

05:00

Prepare as Crianças para o Jogo e o Esporte

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Antes de as crianças pisarem no gramado, é importante que elas percebam que o preparo pré- jogo envolve mais do que simplesmente comparecer aos treinos. Eles também se preparam alimentando-se bem e descansando diversos dias antes do jogo - assim como os jogadores de elite. Saber que seu organismo está descansado e que há muito "combustível" no tanque fará com que tenham confiança adicional para entrar em campo e superar os desafios.

Abaixo apresentamos algumas dicas para o preparo antes do jogo:

Aquecimento - Antes dos jogos, as crianças precisam de muito alongamento (alongamento estático, sem movimentos de oscilação), jogging ou corridas, além de muitos toques para "sentir a bola" - seja um jogo de futebol ou basquetebol.

Ensine seu filho a prestar atenção a partes específicas do corpo dele/a que precisam de alongamento extra e os incentive a usar o tempo extra para alongar essas áreas durante o aquecimento. Isso é muito importante em esportes do tipo "stop and go", tais como futebol ou basquetebol onde jovens atletas fazem movimentos rápidos ou passam de um tempo parado para arrancadas. As crianças correm o risco de se machucar, principalmente de ter distensão muscular, se eles não fizerem um aquecimento completo.

Orgulho em Jogar - e Equipamentos. Além do preparo físico e mental, os jogadores de elite têm orgulho em garantir que os acessórios (calçados, uniformes etc) estão em boas condições e prontos para o dia do jogo. Por exemplo, os jogadores de futebol garantem que o calçado esteja limpo, polido e adequado para as condições de campo. Tendo orgulho desses acessórios, as crianças aprendem a ser responsáveis e mostrar respeito pela sua equipe e esporte.

Assumindo a Responsabilidade - Finalmente, o mais importante no preparo de um jovem atleta para as atividades esportivas é aprender que é dele/dela a responsabilidade de se preparar para o jogo - e não do técnico, do pai ou da mãe. Alimentar-se corretamente, descansar o suficiente e chegar ao local do jogo com antecedência suficiente para fazer o aquecimento adequado são bons hábitos que devem ser formados.

Tim Carter, Diretor de Desenvolvimento Juvenil, Federação Americana de Futebol

Publicado em 26/01/09 e revisado em 09/07/18

segunda-feira, 4 de junho de 2018

10:31

Exercícios para o Toque no Voleibol



O toque é mais uma ação de recepção da bola, assim como a manchete. Contudo, o seu objetivo, além da defesa, é ajeitar a bola para que ocorra uma jogada ofensiva. O atleta, então, recebe a bola com as duas mãos juntas, e faz o toque para que outro companheiro do time realize o ataque.

Exercícios para toque

Para melhorar o fundamento do toque, observe algumas atividades que você pode propor aos jogadores.

Segurar a bola em posição de toque

Esse exercício é um bom aquecimento para atletas mais avançados, ao mesmo tempo em que serve para desenvolver o movimento perfeito dos iniciantes. Em duplas, um jogador lança a bola em diferentes locais para que o outro realize deslocamentos e segure a bola em posição de toque, ou seja, com os braços estendidos.

Toque e passe

Em duplas, um dos jogadores lança a bola para cima, em seguida, realiza um toque vertical e, sem deixar a bola cair, faz outro toque para o colega, que deverá repetir os mesmos movimentos.

Mais Educativos

Educativos para o toque

* Em duplas, um aluno de frente para o outro. O aluno partirá da posição fundamental para a execução do toque segurando a bola sobre a cabeça e fará uma extensão simultânea dos cotovelos e joelhos empurrando a bola em direção ao colega. Este após pegar a bola repetirá o procedimento.

* Em duplas, um aluno lança bolas em diferentes locais para que seu colega faça o deslocamento, entre sob a bola e a segure na posição de toque.

* Em duplas, o aluno lançará a bola para cima com as duas mãos e efetuará um toque para o colega, que vai segurar a bola e repetir o procedimento.

* Em duplas o aluno lançará a bola para cima, em seguida efetuará um toque para cima e imediatamente após, sem deixar a bola cair, fará o toque para o colega.

* Em duplas, os alunos trocarão passes de toque direto.

* Individualmente controlará a bola dando toques sucessivos para cima.

* Individualmente o aluno toca a bola para o alto, deixa a bola tocar no solo, entra novamente sob a bola e executa outro toque.

* Em duplas, os alunos trocarão passes, porém fazendo um toque para si mesmo (para cima) antes de enviar para o colega.

* Em duplas, cada aluno na linha de fundo de uma quadra. O aluno irá controlando a bola com sucessivos toques verticais até chegar próximo da rede onde fará um toque para o colega que está na outra quadra, que recomeçará o trabalho.

Erros mais comuns no toque

  • não ficar posicionado sob a bola;

  • receber a bola com os cotovelos flexionados;

  • não aplicar a força necessária para amortecer a bola;

  • conduzir a bola com a mão;

  • falta de coordenação no momento de direcionar a bola.

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quarta-feira, 2 de maio de 2018

10:03

10 atividades físicas para criança na escola e fora dela



São inúmeros os benefícios de realizar atividade física, em qualquer fase da vida. Mas as nossas crianças vivem em um ambiente que os convida a serem sedentários, por isso, devemos tentar motivá-los para que não fiquem parados.

Veja a seguir as 10 atividades físicas mais populares entre os pequenos, e o que cada uma faz pela saúde física e mental dos seus filhotes:

Parquinho

A atividade, tanto para psicólogos quanto para profissionais de educação física, é tida como fundamental para crianças antes da idade escolar, entre 2 e 7 anos. Brincar com seus filhos no escorregador, gira-gira, tanque de areia, balanço e gangorra são ótimas chances de incentivar o gosto pelas atividades físicas e ao ar livre nos pequenos.

Pular corda

Depois dos 7 anos de idade, atividades que desenvolvam a coordenação motora e a identificação de ritmo e tempo nas brincadeiras é importante – e pular corda é uma ótima opção, pois as crianças aprendem a se equilibrar revezando os pés, além de aprender a fazer os movimentos básicos de agachar e girar. Como é uma atividade que pode ser feita em conjunto, os pais também podem entrar na brincadeira e se exercitar também.

Balé

A atividade preferida das meninas trabalha, além dos músculos do corpo todo, flexibilidade, disciplina, musicalidade e ritmo. Tanto a vertente clássica quanto a moderna contam com diversas modalidades para diferentes faixas etárias, começando aos 7 anos de idade.

Atletismo

O esporte entra no currículo de várias escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, e envolve vários movimentos como correr, saltar e arremessar, atividades que são ótimas para desenvolver força, flexibilidade e resistência. A categoria pré-mirim começa com 12 anos de idade, e as distâncias das corridas, assim como os pesos dos arremessos são adaptados à idade das crianças.

Ginástica olímpica

É uma atividade fantástica para as crianças, pois é divertida e ao mesmo tempo trabalha disciplina e força. E não é uma delícia ficar pulando na cama elástica, plantar bananeira e piruetas no ar? Crianças a partir dos 4 anos de idade já podem começar a se aventurar no esporte.

Futebol

O esporte é um dos preferidos dos meninos e meninas de todo o Brasil, de qualquer classe social. Nas escolinhas de futebol, as crianças aprendem como se deslocar no espaço e trabalhar em equipe, além de desenvolver resistência e coordenação motora.

Karatê

A arte marcial, além de trabalhar força e coordenação motora, é muito boa para reforçar a disciplina e o respeito às regras sociais nas crianças, que podem começar na atividade a partir do 4 anos de idade.

Natação

O esporte aquático é ótimo para melhorar a respiração de crianças e adolescentes, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade, além de desenvolver habilidades psicomotoras. Além de ser um dos esportes mais completos, você pode colocar seu filho na natação a partir dos 6 meses de idade.

Bicicleta

Pedalar é um ótimo exercício e pode ser feito com a família toda envolvida. A partir dos 3 anos, a criança já pode começar a se aventurar num modelo com rodinhas, e depois, ir aprendendo a se equilibrar sem a ajuda delas. A atividade trabalha a capacidade cardiovascular, além de força e resistência.

Videogame Wii

É uma opção para as crianças saírem um pouco do sofá, que une a diversão do jogo de videogame com as atividades físicas, mas tem o seu porém: o melhor mesmo é que a criança faça atividades físicas acompanhadas de um profissional da área, que vai ajudar a corrigir problemas de postura, entre outras coisas. Há pesquisas – como a publicada na revista científica norte-americana Pediatrics -, que mostram que esses tipos de jogos de videogame, que envolvem atividades de dança ou esportes, são um bom começo para crianças muito sedentárias ou que tenham problemas de obesidade infantil.


terça-feira, 10 de abril de 2018

07:09

Plano de aula: Atletismo

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Objetivo
- Aprimorar a habilidade de correr com velocidade e boa coordenação motora.

Flexibilização
Os alunos com algum tipo de deficiência física poderão participar desta atividade desde que possam contar com alguém que os auxiliem, seja empurrando a cadeira de rodas, ou apoiando naquilo que for preciso. Ainda assim, é importante considerar o fato de que estarão em situação de desvantagem em relação aos outros. No caso de alunos cadeirantes, na maioria das vezes, um simples colega "empurrador" pode resolver o problema, desde que seja rápido (você propor um "teste" antes). No caso de alunos que andam com algum tipo de dificuldade e não contam com o apoio da cadeira, pode-se propor aos corredores das outras equipes que, no momento em que vão disputar com eles, o façam de uma forma diferente, enfrentando um desafio a mais como correr de costas ou de lado, por exemplo. A ideia é diminuir a desvantagem, tentando fazer com que todos enfrentem um desafio com graus de dificuldade e esforço parecidos. Mais importante que isso, é compartilhar as ideias entre todos, pedindo sugestões e ouvindo os comentários de todo o grupo. Este tipo de situação tem sua importância na medida em que contribui para que todas as crianças construam gradativamente uma disposição para encarar os próprios desafios e dificuldades de forma criativa e aberta à diversidade.

Desenvolvimento
Peça que os alunos se dividam em duplas, trios ou quartetos. Em um pátio, eles ficam uns ao lado dos outros e, ao sinal do professor ou de um colega, um participante de cada grupo corre o mais rápido que puder, tentando chegar em primeiro lugar a um ponto definido. Quando a primeira bateria terminar, é hora de outros integrantes de cada equipe participarem. Esteja atento para que todos tenham a oportunidade de correr e oriente as crianças quanto aos fundamentos da corrida: posição de largada, atenção e concentração, movimentos coordenados de braços e pernas, respiração, olhar sempre fixo à frente etc. Desafie a garotada a correr de formas diferentes (de costas, de lado, num pé só) e diversifique os espaços, aumentando ou diminuindo a distância da pista.

Avaliação
Um bom indicador de que a turma está correndo cada vez mais rápido é o tempo gasto para completar a distância estipulada. Após a realização de algumas corridas, registre o tempo de todos e estabeleça com eles algumas metas. Tome como base a média de velocidade do grupo e defina os objetivos mais viáveis para cada aluno, visando diminuir o seu tempo. Repita várias vezes a atividade e incentive as crianças a registrar e monitorar seu tempo para ver se melhoram suas marcas.

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terça-feira, 3 de abril de 2018

13:30

Atividade física em prol do desempenho escolar


De ponta cabeça (Foto: Thinkstock)

A conclusão partiu de um experimento simples, realizado pelo pesquisador Brendon Gurd, da Queen's University (Canadá): durante 3 semanas e em dias alternados, alunos de uma escola primária tiveram a opção de participar de um "FUNterval", um recreio divertido, com atividades físicas, ou podiam ficar mais paradinhos, aprendendo sobre diferentes aspectos de um estilo de vida saudável.
O cientista notou que as crianças que aderiram ao intervalo dinâmico ficaram mais concentradas durante os 50 minutos seguintes de aula: se dispersaram menos, mantiveram-se mais focadas na explicação dos professores e se viraram menos para os lados, o que demonstra mais concentração...

Após a atividade física, seja voltada a habilidades motoras ou brincadeiras, as crianças ficam, sim, mais atentas.

O exercício não apenas é capaz de deixar as crianças mais concentradas, como mostrou o estudo. Mas pode ser também uma excelente ferramenta para ajudar os pequenos a fixarem os conteúdos passados em aula. A interdisciplinaridade e as propostas de aulas devem incluir uma primeira parte mais lúdica, com uma dança, um jogo, ou brincadeira, que precede o ensino mais teórico . O movimento corporal, o jogo ou a história ajudam a criança. A partir desse registro, a gente consegue avaliar quais foram os conceitos que adquiriram.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que as atividades físicas, sobretudo as brincadeiras em grupo, também são capazes de ensinar às crianças alguns conceitos matemáticos, como perto e longe, rápido e devagar.

Na prática

Confira algumas boas ideias para ajudar seu filho a se concentrar depois do exercício:

Mude de ambiente
Ao passar de um momento de intensa atividade para outro mais calmo, mudar de uma sala para outra, de um ambiente aberto para um fechado, ou vice-versa, ajuda a criança a fazer a transição.

Crie uma rotina
Se a criança já sabe que depois da brincadeira vem a hora do leitura ou o momento de se sentar para fazer a lição de casa, ela pode se preparar melhor para o que está por vir.

Não precisa sair do lugar
Mesmo que você não tenha muito espaço dentro de casa, dá para usufruir dos benefícios do exercício físico, com rotinas simples de aquecimento e músicas. Uma delas é a canção da boneca de lata: "Minha boneca de lata bateu 'com tal parte do corpo' no chão. Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação... Desamassa aqui, desamassa ali...Pra ficar boa". A cada rodada você escolhe uma parte do corpo, à qual deve levar as mãos quando a canção chega na parte do "desamassa".

Cuidado com a dose!
Há uma grande diferença entre o seu filho correr durante 40 minutos na aula de educação física e participar de uma brincadeira de 10 minutinhos durante o recreio. É inevitável que o corpo uma hora se canse do excesso de movimento. Por isso, maneire no nível e na duração das brincadeiras antes da lição de casa, para que a criança não fique esgotada.

Fonte: Revista Crescer

Publicado em 27/11/14 e revisado em 03/04/18

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