Benefícios das Práticas Corporais de Aventura na Escola

trekking com crianças

A BNCC propõe que as práticas corporais de aventura sejam desenvolvidas nas escolas como forma de promover o desenvolvimento integral dos alunos. Essas práticas podem ser realizadas em diferentes ambientes, como parques, praças, bosques e até mesmo dentro da própria escola.

Existem diferentes maneiras de aplicar as práticas corporais de aventura na escola. Uma forma é criar circuitos de aventura, que são formados por uma série de atividades que desafiam os alunos física e mentalmente. Os circuitos de aventura podem ser feitos com diferentes materiais, como cordas, troncos, pedras e até mesmo pneus.

Outra forma de aplicar as práticas corporais de aventura na escola é organizar excursões para parques e reservas naturais. Nesses locais, os alunos podem praticar atividades como escalada, rapel, tirolesa e canoagem.

As práticas corporais de aventura podem proporcionar aos alunos uma série de benefícios, como:

Desenvolvimento da força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;
Melhora da resistência cardiovascular e respiratória;
Redução do estresse e da ansiedade;
Aumento da autoestima e da confiança;
Desenvolvimento do trabalho em equipe;
Aprendizado de habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas;
Valorização da natureza e da preservação do meio ambiente.

Se você é professor de educação física, você pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos aplicando as práticas corporais de aventura na sua escola. Essas práticas podem ser uma ótima maneira de tornar as aulas mais divertidas e desafiadoras, e também podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.

Aqui estão algumas dicas para aplicar as práticas corporais de aventura na escola:

Escolha atividades adequadas para a idade e o nível de condicionamento físico dos alunos.
Providencie os equipamentos necessários para a prática das atividades.
Certifique-se de que os alunos estejam usando os equipamentos de segurança corretamente.
Monitore os alunos durante a prática das atividades.
Esteja preparado para lidar com qualquer imprevisto.

As práticas corporais de aventura podem ser uma ótima maneira de tornar as aulas de educação física mais divertidas e desafiadoras. Essas práticas também podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionando-lhes uma série de benefícios físicos e mentais.

Conheça o curso Desvendendo a BNCC na Educação Física