Curso online de O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

sábado, 14 de março de 2009

OS BENEFÍCIOS DE UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL




por Gilson Brun

Vivemos numa sociedade altamente competitiva, que cobra das pessoas cada dia mais preparação e conhecimento. Apesar de a escola fazer parte desse contexto social, deve estar atenta e refletir sobre o papel da competição no processo pedagógico.

Desde os tempos mais primitivos, o homem traz consigo a necessidade de competir. O próprio instinto de sobrevivência fez com que ele se habituasse a enfrentar desafios. Sem isso a espécie humana poderia até ter desaparecido.

Nas aulas de Educação Física a competição também é importante, até porque, do contrário, teríamos que excluir o esporte dos conteúdos da disciplina. O problema não é a competição em si, mas a maneira como se lida com ela. A disputa doentia estimulada por nossa sociedade, em que vencer está acima de tudo, tem um efeito destruidor. Geralmente, há uma supervalorização dos vencedores em detrimento dos vencidos e, como conseqüência, surgem o desestímulo e a discriminação.

Devemos, como educadores, ir contra essa cultura que só valoriza os vencedores, cuja velha máxima é "ser vice e ser último é a mesma coisa". Temos que trabalhar com os nossos alunos a idéia de que não existiria vencedor se não houvesse os outros participantes, que o primeiro lugar só está lá porque existe o segundo e o terceiro. Peça a eles que imaginem como seria uma corrida se ninguém, à exceção de uma pessoa, participasse. Não iria haver corrida e, portanto, nem competição.

Também é importante que em nossas aulas cuidemos para que os vencedores não sejam sempre os mesmos alunos ou a mesma equipe. A melhor forma de garantir isso é através da variação das atividades, privilegiando as diversas competências. Desse modo, todos poderão ser valorizados de acordo com as suas capacidades.

A competição, quando assume uma forma mais lúdica e educativa, traz vários benefícios: há mais sociabilização entre os alunos, eles aprendem a lidar com diversas situações e vivem diferentes papéis.

Vale a pena ainda ressaltar que as aulas de educação física são uma excelente oportunidade para desenvolver nos alunos valores como respeito, cooperação e solidariedade.

Fonte: www.educacional.com.br


Comente:


Você não pode perder:

500 jogos e brincadeiras
Aprenda Planejar Aulas de Educação Física
Atividades Físicas de Alunos Especiais


Popular

Arquivo do blog