Curta e Siga em Rede Sociais

Calor requer cuidados com as atividades físicas nas escolas







O forte calor está alterando a rotina dos alunos nas escolas de todo o Estado. Com a temperatura atingindo os 30°C, e até ultrapassando essa marca em alguns dias, alguns cuidados devem ser tomados durante a prática de exercícios físicos.

Com temperaturas acima dos 30°C, o exercício físico só deve ser feito se houver atenção a certos cuidados, para que não haja danos irreparáveis à saúde, segundo os especialistas. A temperatura corporal tende a aumentar quando se pratica exercícios físicos, o que aumenta também a quantidade de suor e, consequentemente, o risco de desidratação. Durante o exercício, o organismo, que normalmente fica em 36°C, pode chegar 37,5°C, temperatura semelhante a um estado febril.

É recomendável a prática de exercícios leves em locais cobertos ou à sombra no pátio. É importante o bom senso do professor  para preservar a saúde das crianças.

Esportes como vôlei e futebol não são recomendados durante o período das 10h às 14h. Além disso, a hidratação é um item muito importante. Os professores devem privilegiar a hidratação das crianças. Pedimos que parem as atividades mais vezes para que os alunos possam beber água e, então, retomar o exercício.

O calor não deve fazer as aulas de educação física serem interrompidas. Mas é preciso tomar cuidados acima expostos. 

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: