sexta-feira, 6 de março de 2009

2009 - o ano da educação física escolar




O ano de 2009 foi eleito como o ano da Educação Física Escolar pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef). A Educação Física é um processo de Educação em Saúde, seja por vias formais ou não formais, pois ao promover uma educação efetiva para a saúde e uma ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo e, em conseqüência, favorece a obtenção de qualidade de vida. Assim é correta a afirmação de que a Educação Física possui um objetivo primordial: promover uma qualidade de vida favorável.

Segundo o Confef (2002), o profissional de Educação Física é um especialista em atividades físicas, nas suas mais diversas manifestações, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda para a consecução da autonomia, auto-estima, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações pessoais, da preservação do meio ambiente, visando enfim a consecução da qualidade de vida.

Portanto a Educação Física deverá ser conduzida como um caminho de desenvolvimento de estilos de vida ativos pelos brasileiros, para que possa contribuir para a qualidade de vida da população.

Queremos enfatizar que durante a prática da Educação Física na escola, a criança está realizando as mais diferentes formas de movimento, em conseqüência disso realiza uma atividade física que então proporcionará uma boa qualidade de vida por diversos aspectos, sejam eles relacionados a satisfação pessoal, diversão, alegria, condicionamento físico e relacionamento interpessoal.

Um estilo de vida ativo em crianças reduz a possibilidade de obesidade. Também é um fato que uma criança ativa se torne um adulto também ativo. Ao praticar a Educação Física Escolar e desta forma realizar atividade física, estaremos combatendo o sedentarismo na idade adulta. A finalidade da prática de atividades físicas na infância é fazer com que as crianças criem o hábito da prática e assim chegar a idade adulta compreendendo a importância desta atividade.

Não se deve pensar que a realização da Educação Física Escolar deve ser somente competitiva, visando a formação de atletas campeões. Muito além disso, a Educação Física visa abraçar todos os alunos, levar o prazer através da atividade física, incluindo e não excluindo aquelas crianças com menor aptidão física e motora.

Na prática da Educação Física Escolar, a criança tem a oportunidade de vivenciar diversos conteúdos, entre eles: jogos e brincadeiras, lutas, dança, ginástica, esportes e conhecimento sobre o corpo. Além disso, a criança recebe orientações sobre temas relacionados à saúde, ética, cuidados ao meio ambiente e pluralidade cultural, entre outros. Esta diversidade de conteúdos promove a amplitude de movimentos, assim é favorecido o desenvolvimento da força, velocidade, resistência, agilidade e flexibilidade.

É um fato que na escola, o professor de Educação Física é um dos únicos profissionais de saúde presente no dia a dia dos alunos, desta forma, o mesmo procura promover a saúde através de palestras e aulas sobre higiene, cuidados com o corpo e a postura, primeiros socorros, fisiologia e anatomia humana.

Assim, na escola, a atividade física, promotora da qualidade de vida, é claramente observável durante a prática ministrada pelo profissional de Educação Física. Esta prática pode ser indicada como um dos fatores comprovadamente importantes para a aquisição de um estilo de vida saudável, sendo um atenuante para a prevenção e combate aos agravos à saúde da nossa sociedade atual. Através do exposto, concluímos que a Educação Física Escolar deve ser valorizada como um importante meio de promoção e educação em saúde.

Heraldo Simões Ferreira é educador físico.


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