Educação Física Escolar é tema de discussões em 2009

Princípios como inclusão social, individualidade, cidadania, universalização, solidariedade e respeito são passados a alunos de escolas brasileiras, graças a obrigatoriedade de atividade física nas escolas. Além da prevenção de doenças a prática orientada de exercícios contribui para a formação psicossocial de crianças e adolescentes. O Conselho Regional da Educação Física do Paraná (CREF9/PR), ciente dessa importância para a sociedade, formalizará a abertura de discussões sobre "Educação Física Escolar", na próxima sexta-feira, dia 27 de março, junto a inauguração de sua nova sede, localizada na rua na Rua Amintas de Barros, 581. A solenidade de inauguração da nova sede será às 17 horas, na presença de autoridades, profissionais de educação física e convidados especiais.

Segundo o presidente do Conselho Regional da Educação Física do Paraná, Antonio Eduardo Branco, a atividade física nas escolas deve ser discutida no âmbito social, físico e mental. "A prática constante de exercícios é imprescindível para ter uma boa qualidade de vida, no entanto, a atividade vai muito além. Ela proporciona também o desenvolvimento da capacidade afetiva e social desses estudantes". Para Branco, os valores éticos transmitidos juntamente com a prática de atividade é o que contribui com a formação cidadã dessas pessoas.

Branco também fala da expectativa para o evento de abertura das discussões sobre Educação Física escolar no estado. Segundo ele, o evento deve reunir profissionais da área e representantes sociais interessados em fazer uma reflexão sobre o processo educacional e a atividade física nas escolas. "Essas discussões devem sensibilizar a sociedade para refletir sobre o papel do profissional da educação física na educação corporal e cultural de crianças e adolescentes", diz.

Há dez anos o Conselho Federal de Educação Física e os conselhos espalhados por todo o Brasil elegem um tema para ser amplamente discutido a cada ano. O objetivo é permitir uma reflexão sobre a atividade física em âmbito social, físico e mental.

SERVIÇO:

• Abertura das discussões da Atividade Física Escolar no Paraná
  • Data: 27 de março – sexta-feira
  • Horário: A partir das 17 horas
  • Local: nova sede do CREF9/PR (Rua Amintas de Barros, 581 – Centro)
  • Informações no Conselho: 41 3363-8388