sábado, 7 de janeiro de 2012

Educação fisica escolar: o esporte como conteudo pedagogico do ensino fundamental





Este estudo trata do esporte como um conteúdo pedagógico no ensino fundamental. Procuramos conhecer algumas experiências pertinentes, no Brasil e no exterior, centrando nossa atenção no esporte e na Educação Física escolar.

Discutimos a Educação Física no Brasil, considerando duas dimensões: a da pesquisa e a escolar. No âmbito da pesquisa, focalizamos, introdutoriamente, o atual momento desta área de conhecimento, que busca sua própria identidade.

Para o contexto escolar, intencionamos definir com clareza sua função, seus conteúdos e seu objetivo no processo educacional.

Analisando o esporte, a partir da modernidade, passamos a compreendê-Io como um fenômeno sócio-cultural de múltiplas possibilidades. Na perspectiva de uma interface com o esporte, abordamos o jogo, como um conteúdo da Educação Física, enfatizando-o como um recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado do esporte. Nossa pesquisa de campo voltou-se para as escolas de 10 Grau da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

 O objetivo da pesquisa foi conhecer aspectos da realidade da Educação Física nas escolas públicas municipais.

A partir das reflexões oriundas dessa investigação, sinalizamos para uma pedagogia do esporte com aplicação nas modalidades coletivas: basquetebol, futebol, handebol e voleibol.

Considerando as especificidades de cada uma das séries do ensino fundamental, propomos o 'Jogo possível" como principal recurso pedagógico para ensinar esportes nas escolas de 1º Grau.

Faça o Download do estudo completo!


Comente:


Você não pode perder:

500 jogos e brincadeiras
Aprenda Planejar Aulas de Educação Física
Atividades Físicas de Alunos Especiais


Popular

Arquivo do blog