Reflexões da Iniciação ao Basquetebol Escolar

Veja 5 dicas para trabalhar com Educação Física escolar 🤾

Existe por parte de professores responsável iminente preocupação com a participação de crianças em modalidades esportivas, especialmente o basquetebol, então, se faz necessário orientar e tecer alguns comentários com relação a esse assunto.

Pois bem, se você tem filhos com idade de até de 06 a 12 anos, e, ele já está levando a prática esportiva com seriedade é melhor ter cuidado. De acordo com pesquisadores no que se refere à aprendizagem motora, a modalidade esportiva, por competição ou na fase do treinamento, não combina com crianças na faixa etária de até 12 anos, pois, o risco de lesões neste período é maior pelo fato do corpo dessas crianças estar em desenvolvimento.

Dessa forma, quando temos a disposição um grupo de crianças, (futuros jogadores ou jogadoras), tem-se a oportunidade de exercer como profissional da Educação Física duas grandes responsabilidades: formá-los e dirigi-los.

Cada dia mais crianças *(meninos e meninas) incentivadas pela mídia praticam esporte, sejam eles individuais ou coletivos, e, atualmente nunca se questionou tanto a importância do esporte e da recreação na vida da criança, mas o mais importante é fazer com que as crianças desfrutem da atividade física em benefício da saúde, e que seja adultos futuramente ativos.

No caso da iniciação ao basquetebol, chama-se atenção dos professores que iniciam crianças, isto é, proporcionam o primeiro contato com esse esporte coletivo, então, pontua-se procedimentos importantes que se deve levar em consideração:

• O desenvolvimento de crianças de 6 a 12 anos, notando, ou percebendo que os meninos ou meninas não são pequenos adultos, pois eles não pensam como adultos.

• Os iniciadores devem estar cientes de que as crianças não têm a mesma idéia do jogo como os adultos.

• Temos que ser exemplos para as crianças, como professores, lideres, e até mesmo confundindo-se como seus pais.

• As crianças entendem que sempre estaremos por perto para incentivá-los, motivá-los e parabenizá-los no desenvolvimento das atividades, portanto, tomem atitude.

• Nós professores devemos entender que as crianças naturalmente procuram a vitória, mas devemos interferir quando da derrota.

• Por mais que queremos iniciá-los no basquetebol, há a parte lúdica da iniciação, o prazer em realizar os movimentos, e o prazer em estar com os amigos (as).

Outro ponto importante é que todas as crianças necessitam do apoio de seus pais, e se os pais apoiarem está em muito ajudando os professores ou iniciadores, pois, normalmente o grupo que o professor trabalha é heterogêneo, necessitando as crianças, não só do auxilio do professor mas, também, dos pais, e , muitos pais se perguntam: de que maneira posso ajudar? Como posso ajudar meu filho (a) a ter sucesso no esporte?

As crianças se desenvolvem de maneira tão diferente, especialmente quando iniciamos um grupo, pois, a tendência é que este seja totalmente heterogêneo, e se forem, cabe ao professo/iniciador, o desenvolvimento das atividades para igualar o grupo e isso pode ser confrontado através de testes, pois, há na literatura uma infinidade de testes já validados que se pode realizar.

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento de seus filhos: Sempre que possível consulte o professor/iniciador para perguntar de seu filho (a), como ele está se desenvolvendo e como está progredindo. Cada professor, e que seja organizado deverá ter os dados de cada iniciante/criança, e que poderão ser destinado à verificação pelos pais, dessa forma os pais saberão a real situação dos seus filhos (as) dentro daquele grupo.

Portanto, observa-se que os objetivos da iniciação ao basquetebol, primeiramente não é de fazer campeões, mas iniciar a todos indistintamente, focalizando a promoção da saúde quando adulto, e que seja adulto fisicamente ativo. Proporcionar prazer às crianças permitindo-lhes desfrutar do manancial benéfico que é a prática esportiva, em especial o basquetebol.