Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



 


A proposta da Base Nacional Comum Curricular para as aulas de Educação Física passa a ser de tematizar lutas, danças, jogos e brincadeiras, práticas corporais de aventura, ginásticas e esportes. Colocar isso em prática é um desafio para os professores, ainda mais para os que lidam com a escassez de recursos e de espaços dentro das escolas públicas. A constatação das dificuldades, contudo, não deve ser um impeditivo para que atividades diversificadas sejam realizadas, para possibilitar que os alunos acessem um amplo repertório cultural.

Reconhecendo a necessidade de tratar uma gama mais ampla de possibilidades de prática, a BNCC propõe a inclusão de outros conteúdos que não apareciam em documentos anteriores para o componente — e que, em geral, privilegiavam os esportes mais populares. À primeira vista, isso pode representar um aumento significativo de conteúdos a serem abordados. E esses conteúdos podem contar com a ajuda dos alunos. 

Dividir os desafios com os alunos, apoiando-os na solução de problemas práticos, faz com que atuem como sujeitos, ampliem o comprometimento e se transformem em agentes de transformação.

A escuta atenta para as necessidades e demandas vindas dos alunos é um ótimo ponto de partida para o professor iniciar os seus projetos educativos, mas a participação dos estudantes não precisa parar por aí. No processo de adaptação de espaços e de materiais, eles podem interagir ativamente, planejando junto com o professor as atividades e ajudando a implementar as soluções encontradas.

O plano de aula é uma ferramenta indispensável para o professor que deseja organizar melhor suas aulas e facilitar seu trabalho. A Educação Física requer um cuidado muito especial na elaboração deste planejamento. Conheça a reunião "Como planejar aulas e treinos em Educação Física".

Você também pode ter 100 Planos de Aulas + 100 atividades por um valor incrível! Clique aqui e saiba mais!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular Reviewed by Dani Souto EF on 06:38 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais