Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular

A proposta da Base Nacional Comum Curricular para as aulas de Educação Física passa a ser de tematizar lutas, danças, jogos e brincadeiras, práticas corporais de aventura, ginásticas e esportes. Colocar isso em prática é um desafio para os professores, ainda mais para os que lidam com a escassez de recursos e de espaços dentro das escolas públicas. A constatação das dificuldades, contudo, não deve ser um impeditivo para que atividades diversificadas sejam realizadas, para possibilitar que os alunos acessem um amplo repertório cultural.

Reconhecendo a necessidade de tratar uma gama mais ampla de possibilidades de prática, a BNCC propõe a inclusão de outros conteúdos que não apareciam em documentos anteriores para o componente — e que, em geral, privilegiavam os esportes mais populares. À primeira vista, isso pode representar um aumento significativo de conteúdos a serem abordados. E esses conteúdos podem contar com a ajuda dos alunos.

Dividir os desafios com os alunos, apoiando-os na solução de problemas práticos, faz com que atuem como sujeitos, ampliem o comprometimento e se transformem em agentes de transformação.

A escuta atenta para as necessidades e demandas vindas dos alunos é um ótimo ponto de partida para o professor iniciar os seus projetos educativos, mas a participação dos estudantes não precisa parar por aí. No processo de adaptação de espaços e de materiais, eles podem interagir ativamente, planejando junto com o professor as atividades e ajudando a implementar as soluções encontradas.

O plano de aula é uma ferramenta indispensável para o professor que deseja organizar melhor suas aulas e facilitar seu trabalho. A Educação Física requer um cuidado muito especial na elaboração deste planejamento. Conheça a reunião "Como planejar aulas e treinos em Educação Física".

Você também pode ter 100 Planos de Aulas + 100 atividades por um valor incrível! Clique aqui e saiba mais!