Construindo conhecimentos em busca do reconhecimento pessoal e social








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Construindo conhecimentos em busca do reconhecimento pessoal e social. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

O desenvolvimento motor vem sendo estudado como um processo de mudanças que ocorre no comportamento de movimento ao longo da vida. (TANI ET AL, 2008), (GALLAHUE & OZMUN, 2005), (MANOEL, 2008), (CLARK, 2007) relatam que o desenvolvimento motor é um processo onde ocorrem mudanças no comportamento motor de um indivíduo, desde a sua concepção até a sua morte.

Quando se trabalha com Educação Física na educação básica é importante que se conheça o desenvolvimento motor e seus estágios ou fases.

Quando se trabalha com crianças, torna-se importante conhecer e identificar as características do desenvolvimento para que a intervenção seja segura e objetiva, assessorando na prática e na tomada de decisão do professor por meio da qual ele poderá adequar os objetivos, conteúdos e métodos de ensino.

Educação Física Escolar

É comum encontrar dentro da educação física a exclusão de alguns alunos na hora das atividades físicas e sociais promovidas pela escola e pela sociedade tais como: festa, gincana escolar, as aulas propriamente ditas, jogos do município etc…, as crianças taxadas com "ruins" ou seja as que apresentam barreira de proficiência motor, são excluídas e discriminadas. Surgiu o questionamento como incluir as crianças no processo educacional e social sem discriminá-las?

Introduzi-las por meio de força e determinação poderia ser bem mais constrangedora para a criança, em Campina Grande decidimos então avaliar as crianças e identificar as causas dos prováveis problemas que fazia com que os colegas as excluíssem.

Para avaliar o repertório motor o professor disponibiliza de vários instrumentos, neste estudo utilizou-se o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2) Urich (200) que é um instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento motor da criança que é composto por seis testes locomotores e seis de controle de objetos.

Educação Física Escolar

Após o tratamento dos dados, a intervenção procedeu da seguinte forma:

01) Nas aulas de Educação Física proporcionamos atividades lúdicas nas quais as crianças vivenciam diversas experiências motoras as quais constroem seu repertório motor, permitindo assim um aprendizado posterior de ações integradas e habilidosas no contexto de movimento

02) Escolinha de iniciação ao futebol de campo nosso projeto onde buscamos desenvolver as habilidades motoras fundamentais e movimentos associados com alunos de nossa escola e crianças da comunidade alem de treinos contamos também com torneios

03) Gincana escolar onde buscamos valorizar e a potencialidade individual e coletiva dos nossos alunos.

Através de nossa intervenção conseguimos minimizar a rejeição e aumentar a inclusão quer seja esportiva quer seja social, estas aceitações repercutiu também em sala de aula, pois conseguimos aumentar o ciclo de amizade dos alunos na escola, minimizando assim a violência entre eles.

Fonte



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Construindo conhecimentos em busca do reconhecimento pessoal e social Construindo conhecimentos em busca do reconhecimento pessoal e social Reviewed by Dani Souto EF on 12:21 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais