Componentes da motricidade







A motricidade fina compreende a fase de movimentos simples como, por exemplo, agarrar ou pegar algum objeto. Ela é o movimento guiado pela visão. Para que se obtenha esse tipo de movimentos, utilizam-se diferentes centros nervosos motores e sensoriais. Cada criança tem sua fase e suas etapas, e elas se diferem de acordo com o nível de aprendizado e conforme a evolução de seu desenvolvimento motor.

Através da motricidade global as crianças têm capacidades de fazer gestos e ter atitudes que nos fazem compreender e conhecê-las melhor. A criança passa a maior parte do tempo na escola e por isso sua conduta está representada pela atividade motora. As crianças, quando brincam, correm, pulam, imitam animais e objetos e sobem em árvores se libertam; com isso, obtêm desenvolvimento mental, criatividade, bem-estar e liberação física. Cada criança deve ser respeitada, cada criança tem seu ritmo individual. O movimento motor global se caracteriza por ser um movimento espacial, tátil, labiríntico, e desempenha papel muito importante na melhora dos comandos nervosos, percepções e sensações da criança. O importante da atividade motora não é a quantidade de trabalho realizado com a criança, mas, sim, a forma como é trabalhada a escolha das atividades a serem aplicadas e o objetivo a ser atingido.

O equilíbrio é de grande importância para que se diferenciem os movimentos corporais. Se os movimentos forem feitos de forma desequilibrada, seu gasto energético será maior, resultando em fadiga corporal e mental, tendo maiores chances de estresse e ansiedade. A criança pequena adota apenas posturas diferenciadas, não tendo equilíbrio completo e apenas reagindo de maneira reflexa aos múltiplos estímulos do meio. Em nosso organismo, a posição em pé, vertical, nos favorece quanto ao desenvolvimento cortical.

“A posição horizontal da visão fornece ao cérebro uma colocação perfeita para a centralização e integração de todas as informações que originam o comportamento humano. Com uma atitude corporal vertical, o homem pode responder de modo mais adequado às exigências de seu próprio mundo”( NETO, 2002, p. 17 e 18).

O esquema corporal está diretamente relacionado com o desenvolvimento e formação da personalidade da criança. Existem imagens de nosso corpo que desempenham papel importante e que a criança percebe desde os primeiros contatos corporais, vindos de seu próprio corpo: alegria, choro, dor, sensações visuais e auditivas. Existem nesse tópico dois tipos de esquemas corporais: atividade tônica, referente às atitudes e às posturas; e atividades cinéticas, orientadas para o mundo exterior.

Organização espacial compreende a tomada de consciência do corpo em seu ambiente. A criança organiza-se no espaço que existe à sua volta, colocando os objetos em lugares diferentes, organizando-os da maneira como achar melhor e, ainda, movimentando-os entre si. A criança começa a ir à escola e,, quando chega a hora das aulas de Educação Física, ela descobre um universo diferente da realidade em que vivia. Ela pode relacionar-se com outras crianças, aprendendo a compartilhar seu espaço com crianças de mesma idade.

Orientação temporal diz respeito à noção de corpo, tempo e espaço com o movimento (cinestesia). A criança que se prepara para pegar uma bola que o outro irá jogar traça em mente a ação motora, ou seja, o período de deslocamento da bola até atingi-lo. A distribuição inadequada desses componentes acarretará no insucesso da ação. Então, desde cedo, a criança já elabora difíceis e complicados cálculos a fim de resolver esses problemas motores com os quais tem contato.

Fonte

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Componentes da motricidade Componentes da motricidade Reviewed by Dani Souto EF on 07:54 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais