Uma em cada 10 crianças necessitam de cuidados médicos devido à lesões esportivas

Atividade esportiva ou competitiva é aquela atividade física que visa superar limites pessoais ou vencer adversários. Exemplo: competir em uma partida de futebol.Refere-se à prática de esportes em geral.

Cerca de 38 milhões de crianças e adolescentes nos Estados Unidos participam de esportes organizados, de acordo com os dados do National Institutes of Health.Pesquisadores do Safe Kids USA, uma entidade norte-americana que visa promover a saúde infantil, estimam que cerca de uma em cada 10 crianças necessitam de cuidados médicos devido à lesões esportivas.

"Desejamos alertar os pais e profissionais da área esportiva sofre este fato, pois muitas dessas lesões poderiam ser prevenidas", disse o Dr. Jamie Freishtat, pediatra e porta-voz do Safe Kids USA.

As possíveis lesões infantis são inúmeras: arranhões e contusões, entorses e distensões, lesões na cabeça, lesões relacionadas ao calor, e até mesmo, raramente, a morte.

Algumas lesões são agudas, como uma fratura ou lesão em um ligamento; outras são causadas pelo efeito gradual do uso excessivo dos músculos."Nossas crianças estão se especializando em determinados esportes aos 7 ou 8 anos de idade.Essa tendência não é saudável.Quando uma criança pratica o mesmo esporte durante 12 meses seguidos, as suas chances de desenvolver lesões esportivas por sobrecarga, aumenta consideravelmente", disse o Dr. John Hurley, um cirurgião ortopédico e membro do Safe Kids USA.

Algumas dicas para reduzir o risco de lesões, de acordo com o Dr. Hurley:

-Prepare seu filho(a) para a prática desportiva.Faça uma avaliação médica pré-participação desportiva em seu filho(a).Converse com ele sobre todos benefícios do esporte, como fortalecer amizades, desenvolver o espírito de equipe e, principalmente, o conceito de uma noção competitiva "saudável".É importante estabelecer metas realistas.
-Mesmo que haja uma preferência, varie a modalidade desportiva praticada.
-O treinamento de força (musculação) pode ajudar a reduzir as lesões por sobrecarga.Crianças com 10 ou 11 anos de idade podem começar a fazer exercícios de musculação com a permissão médica, usando menos pesos e realizando mais repetições.
-Esteja envolvido no esporte praticado por seu filho(a).Converse com o seu técnico sobre as práticas desportivas saudáveis.
-Não economize em equipamentos de segurança, como capacetes e caneleiras.
-Preste atenção aos sintomas referidos pelos "pequenos" atletas, bem como, o seu estado de humor.Para algumas crianças, a dor é normal, mas não ao longo prazo.Se um criança está lesionada por mais de uma ou duas semanas, algo de errado está acontecendo, e precisa ser adequadamente avaliado.

Fonte: Safe Kids USA.