Curta e Siga em Rede Sociais

10 atividades para iniciação do Futsal





 

aqui estão 10 atividades para iniciação ao futsal:

  1. Dribles Básicos: Ensine aos alunos dribles básicos, como o drible frontal, o drible lateral e o drible em zig-zag. Eles podem praticar driblando a bola ao redor de cones ou outros obstáculos.

  2. Passes Simples: Introduza os alunos aos passes básicos do futsal, como o passe de peito, o passe de chapa e o passe de calcanhar. Eles podem praticar passando a bola para um parceiro ou para alvos fixos.

  3. Recepção de Bola: Ensine aos alunos técnicas adequadas de recepção de bola, como receber a bola com o pé ou com a coxa. Eles podem praticar recebendo passes de diferentes alturas e velocidades.

  4. Finalizações: Introduza os alunos às técnicas básicas de finalização, como o chute rasteiro, o chute em elevação e o cabeceio. Eles podem praticar finalizando a bola em diferentes situações de jogo.

  5. Mini Jogos de Posse de Bola: Organize mini jogos onde os alunos devem manter a posse de bola enquanto tentam passar e se movimentar pelo espaço. Isso ajuda a desenvolver a habilidade de manter a posse de bola sob pressão.

  6. Jogos de Passe e Movimentação: Organize jogos onde os alunos devem passar a bola e se movimentar pelo espaço, trabalhando em equipe para avançar e criar oportunidades de gol.

  7. Defesa e Marcação: Ensine aos alunos as noções básicas de defesa e marcação, como pressionar o adversário e bloquear passes e chutes. Eles podem praticar defendendo contra um parceiro ou em situações de jogo simuladas.

  8. Exercícios de Condicionamento Físico: Inclua exercícios de condicionamento físico específicos para futsal, como corridas curtas, mudanças de direção e saltos. Isso ajuda a desenvolver a resistência, velocidade e agilidade necessárias para o jogo.

  9. Treino de Regras e Situações de Jogo: Dedique tempo para explicar as regras básicas do futsal e praticar situações de jogo específicas, como cobranças de lateral, escanteios e cobranças de falta. Isso ajuda os alunos a entenderem como aplicar as regras durante o jogo.

  10. Mini Partidas de Futsal: Divida a turma em equipes e organize mini partidas de futsal em um espaço reduzido. Isso permite que os alunos experimentem o jogo real enquanto ainda estão aprendendo as regras e habilidades básicas.

Essas atividades fornecem uma introdução sólida ao futsal, permitindo que os alunos desenvolvam as habilidades básicas necessárias para jogar o esporte de forma eficaz e divertida.

 


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: