Curta e Siga em Rede Sociais

10 atividades para iniciação ao Handebol





 

  1. Passes Básicos: Divida os alunos em pares e ensine-os a realizar passes básicos de handebol, como o passe de peito e o passe de ombro. Eles podem praticar passando a bola um para o outro, focando na precisão e na técnica correta.

  2. Dribles Simples: Ensine os alunos a realizar dribles simples, como o drible com uma mão e o drible alternado. Eles podem praticar driblando a bola enquanto se deslocam pelo espaço designado.

  3. Movimentação sem Bola: Faça exercícios para ensinar os alunos a se movimentarem sem a bola, cortando para receber um passe ou criando espaço para um companheiro de equipe. Eles podem praticar esses movimentos em duplas ou em grupos pequenos.

  4. Arremessos Básicos: Introduza os alunos aos arremessos básicos de handebol, como o arremesso de pulso e o arremesso em suspensão. Eles podem praticar esses arremessos contra alvos fixos, como cones ou paredes.

  5. Jogos de Passe e Movimentação: Organize jogos simples onde os alunos devem passar a bola e se movimentar pelo espaço, trabalhando em equipe para avançar e marcar pontos. Isso ajuda a praticar a coordenação entre passe e movimento.

  6. Mini Partidas de Handebol: Divida a turma em equipes e organize mini partidas de handebol em um espaço reduzido. Isso permite que os alunos experimentem o jogo real enquanto ainda estão aprendendo as regras e habilidades básicas.

  7. Defesa Simulada: Ensine aos alunos as noções básicas de defesa, como posicionamento adequado e como bloquear passes e arremessos. Eles podem praticar defendendo contra um parceiro que está tentando passar ou arremessar a bola.

  8. Exercícios de Condicionamento Físico: Inclua exercícios de condicionamento físico específicos para handebol, como corridas curtas, saltos e agachamentos. Isso ajuda a desenvolver a força, resistência e agilidade necessárias para o jogo.

  9. Exercícios de Coordenação: Realize exercícios para melhorar a coordenação entre as mãos e os olhos, como driblar a bola em diferentes direções ou passar a bola rapidamente entre os companheiros de equipe.

  10. Prática de Regras e Situações de Jogo: Por fim, dedique tempo para explicar as regras básicas do handebol e praticar situações de jogo específicas, como cobranças de lateral, escanteios e cobranças de falta. Isso ajuda os alunos a entenderem como aplicar as regras durante o jogo.

Essas atividades fornecem uma introdução sólida ao handebol, permitindo que os alunos desenvolvam as habilidades básicas necessárias para jogar o esporte de forma eficaz e divertida.


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: