Esportes no Ensino Médio

educação física

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que a educação física deve promover o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas e socioemocionais dos alunos. Os esportes são uma forma de atividade física que podem ser utilizados para atingir esses objetivos.

Aqui estão algumas ideias de atividades para o ensino médio na Educação Física Escolar relacionadas a esportes usando a BNCC como base de direcionamento:

• Atividades físicas: Os alunos podem participar de uma variedade de atividades físicas, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, esportes coletivos, esportes individuais e dança.
  • Jogos: Os alunos podem jogar uma variedade de jogos, como futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis, badminton, vôlei de praia, futebol de areia, futsal, rugby e beisebol.
  • Dança: Os alunos podem aprender e praticar uma variedade de danças, como balé, jazz, sapateado, hip-hop, dança de rua, dança folclórica e danças típicas de diferentes países.
  • Ginástica: Os alunos podem praticar uma variedade de exercícios de ginástica, como alongamento, força muscular, equilíbrio, coordenação e flexibilidade.
  • Treinamento funcional: Os alunos podem praticar uma variedade de exercícios de treinamento funcional, como agachamentos, flexões, abdominais, elevações de terra, remadas e pranchas.

As atividades físicas relacionadas a esportes podem ajudar os alunos a desenvolver suas capacidades físicas, cognitivas e socioemocionais. Elas podem ajudar os alunos a melhorar sua saúde física, sua coordenação motora, seu equilíbrio, sua flexibilidade, sua força muscular e sua resistência cardiovascular. Elas também podem ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades sociais, como trabalhar em equipe, resolver conflitos e respeitar os outros.

Os professores de educação física devem usar a BNCC como base de direcionamento para planejar suas aulas. Eles devem escolher atividades que sejam adequadas para a idade, o nível de habilidade e os interesses dos alunos. Eles também devem criar um ambiente seguro e positivo onde todos os alunos se sintam confortáveis para participar das atividades.