4 aspectos para trabalhar com Ensino Médio usando a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que a educação física deve promover o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas e socioemocionais dos alunos. A saúde é um dos componentes da educação física e deve ser trabalhada de forma transversal em todas as áreas do conhecimento.

Aqui estão algumas dicas de como trabalhar a saúde na educação física do ensino médio usando a BNCC como base de direcionamento:

• Promova a atividade física: A atividade física é um dos pilares da saúde. Os alunos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana. A educação física pode ajudar os alunos a atingir esse objetivo, oferecendo uma variedade de atividades físicas, como esportes, jogos, dança, ginástica e caminhada.
  • Ensine sobre os hábitos saudáveis: A educação física também pode ajudar os alunos a aprender sobre os hábitos saudáveis, como alimentação saudável, sono adequado e controle do estresse. Os professores podem discutir esses tópicos em sala de aula e também podem incentivar os alunos a adotar esses hábitos em suas vidas.
  • Crie um ambiente positivo: O ambiente da aula de educação física deve ser positivo e inclusivo. Os professores devem criar um ambiente onde todos os alunos se sintam confortáveis e seguros para participar das atividades.
  • Utilize a tecnologia: A tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para a educação física. Os professores podem usar a tecnologia para criar aulas mais interativas e envolventes, e também podem usar a tecnologia para monitorar a atividade física dos alunos e fornecer feedback.

A educação física é uma disciplina importante para a saúde dos alunos. Ao trabalhar a saúde na educação física do ensino médio, os professores podem ajudar os alunos a desenvolver hábitos saudáveis que irão acompanhá-los por toda a vida.