Atividades físicas para Crianças Autistas

Foto de um menino engatinhando e brincando saindo de um tubo azul com a expressão feliz

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. As crianças autistas podem ter dificuldade em entender e responder a instruções, e podem também ter comportamentos repetitivos ou estereotipados.

A atividade física é importante para todas as crianças, mas é especialmente importante para crianças autistas. A atividade física pode ajudar as crianças autistas a:

• Melhorar a coordenação motora
  • Aumentar a força muscular
  • Melhorar a flexibilidade
  • Melhorar a saúde cardiovascular
  • Reduzir o estresse
  • Melhorar o humor
  • Melhorar a autoestima
  • Aumentar a confiança
  • Aprender a lidar com emoções

Existem muitas atividades físicas que podem ser usadas em aulas de educação física para crianças autistas. Algumas atividades populares incluem:

• Caminhada
  • Corrida
  • Natação
  • Ciclismo
  • Basquete
  • Futebol
  • Vôlei
  • Ginástica
  • Yoga
  • Tai chi
  • Dança

É importante escolher atividades que sejam adequadas para a idade, o nível de desenvolvimento e as habilidades das crianças autistas. Também é importante fazer as atividades em um ambiente seguro e confortável.

Aqui estão algumas dicas para usar atividades físicas em aulas de educação física para crianças autistas:

• Seja claro e conciso ao dar instruções.
  • Use linguagem simples e evite usar gíria.
  • Use imagens e objetos concretos para ajudar a ilustrar as instruções.
  • Dê tempo para as crianças processarem as informações e responderem às instruções.
  • Seja paciente e compreensivo.
  • Elogie as crianças pelo seu esforço, não apenas pelos seus resultados.
  • Inclua atividades que sejam divertidas e envolventes.
  • Faça as atividades em um ambiente seguro e confortável.

Com planejamento e preparação, as atividades físicas podem ser uma ótima maneira de ajudar crianças autistas a aprender e se desenvolver.

Conheça o Manual para Professor de Educação Física para Crianças Autistas