Atletismo como esporte na escola

Uma pergunta rápida e simples: vc usa as modalidades de atletismo na sua aula? Eu não estou falando dos elementos, o correr, saltar, arremessar.. A pergunta se refere ao Atletismo como esporte. Há aulas de como se fazer o salto triplo ou um arremesso correto de acordo com as regras do arremesso do atletismo?

A maioria das escolas, principalmente, as escolas da rede pública, não possui espaço suficiente para a prática do atletismo como esporte. Nota-se ainda que, outras modalidades esportivas têm como material, apenas a bola para jogar e são esportes coletivos.Além disso, os esportes coletivos com bola geralmente despertam maior interesse dos alunos do que o Atletismo como atividade.

É importante  mediar o conhecimento, e a forma como é dado a modalidade de Atletismo na Escola, pois o aluno o interpreta da forma que seja mais interessante para ele ou não.  Como são esportes mais individuais, a forma tem que ser mais lúdica com  brincadeiras de pega-pega, pular corda, pular mais alto que se pode, cabo de guerra, correr mais rápido em várias direções, acertar o cabo de vassoura dentro do saco, e outras que o professor tem que adaptar e inventar para ser prazerosa a educação física.

Para maior importância podemos afirmar que, para praticar, precisamos do próprio corpo. O atletismo se desenvolve sem grandes instrumentos, podendo na maioria das provas usar somente o próprio corpo. As formas tradicionalmente conhecidas do Atletismo, como correr, saltar e arremessar, devem servir de base para as transformações didático-pedagógicas.  Ele é um esporte que desenvolve qualidades fundamentais para a criança, podendo desenvolver o esporte sob a forma de jogo para que desperte mais interesse nos alunos.

O uso de materiais alternativos permite o trabalho de todas as modalidades do atletismo na escola, por exemplo: o uso de bolas para praticar arremesso de peso; podem ser feitos obstáculos com garrafas PET para simular corridas com obstáculos; é possível enrolar uma cartolina de modo a imitar um dardo para esse tipo de arremesso.

Toda criança adora correr, saltar, dançar e brincar. Basta observar os pequenos nos horários de recreio escolar, nos parques, nas praças, nos clubes e nas praias. É claro que toda essa atividade faz muito bem para eles.

Acredito que o Atletismo pode ter uma significância maior nas aulas de educação física escolar pois é  um esporte muito pouco difundido no âmbito escolar e tão pouco interessante para os alunos. Por ser um esporte que visa muito o rendimento, acaba deixando de lado a parte mais importante que a criança tem que desenvolver, como a ludicidade que é o uso da imaginação da criança através das brincadeiras, fazendo com que a criança viaje nas brincadeiras e fique mais solta durante a execução da atividade. E, isso acaba levando o desinteresse do aluno.

Evitar esse desinteresse deve ser nosso objetivo!