5 aulas para Educação Física Escolar

É sempre um grande desafio para o professor de Educação Física ter atividades dentro de um plano de aula que motivem os seus alunos. Então, para facilitar o trabalho do professor, colocarei abaixo 5 aulas que podem ser utilizadas ara diferentes idades:

Aula 1:

Breve explicação do termo brincadeira, termo jogo cooperativo e do termo Esporte.
1 brincadeira: Roda gigante dos números e suas varições (sentados em roda o professor enumera as crianças e da inicio a atividade. O de trás tenta pegar oda frente)
2 Jogo cooperativo: Jogo dos iguais. (juntar duplas ou trios de acordo com suas igualdades)
3 brincadeira: Gavião e o pintinho (enfileirados o gavião com a bola tenta pegar o pintinho no fim da fila)
Roda de fechamento da aula: retorno aos conceitos de brincadeiras, jogos cooperativos e esporte. Levar os alunos para lavarem as mãos, tomar água e retornarem para a sala.

Aula 2:

Roda de iniciação da aula: rever o conteúdo da aula anterior, mais uma explicação do termo brincadeira e jogo cooperativo.
1 Jogo cooperativo: cabo de guerra (definição do conceito e aplicação)
2 Brincadeira: nó humano (dois grupos, juntos separar-se)
3 Jogo cooperativo: Carangueijobol (futebol de caranguejo, duas ou mais equipes)
Roda de fechamento da aula: retorno aos conceitos de brincadeiras, jogos e iniciação ao esporte e retorno aos conteúdos trabalhos durante as brincadeiras e os jogos. Levar os alunos para lavarem as mãos, tomar água e retornarem para a sala.

Aula 3:

Roda de iniciação e discussão acerca do foi realizado na aula anterior. Discutir o conceito de alongamento, respiração muscular, jogos cooperativos e brincadeiras.

1 atividade: Porta aberta (em roda um aluno fica fora e tenta entrar dizendo³porta aberta´ batendo nas costas de outro aluno, ambos correm em volta docírculo e tentam achar uma entrada)
2 ± Zig-zag debaixo das pernas
3 ± bola por cima e bola por baixo e suas variações (iniciação ao esporte)
Encerramento da aula com perguntas acerca do que fora realizado e retomada dos conceitos, jogos, brincadeiras e esporte. Levar os alunos para lavarem as mãos, tomar água e retornarem para a sala.

Aula 4:

1 ± quebra gelo para saber os nomes deles (semelhantes ao feito na aulateste)
2 ± Explicação do conceito de Esporte, suas classificações quanto a esporteolímpico e não olímpico.
3 ± mostrar alguns materiais que serão utilizados nas aulas: bola, cone ebambolê.
4 ± Atividade com a bola: conhecer o material e manuseá-la com diferentespartes do corpo. Quais esportes utilizam a bola
5 ± atividade com o bambolê: explorar o material, realizar a corrente dobambolê, pula-pula com o bambolê. Explicar qual esporte usa-se o bambolê.
6 ± Atividade com o cone: Explorar o material, correr em Zig-Zag pelos cones edepois realizar o Zig-Zag entre as pernas dos alunos.Explicação do motivo dessas atividades e sua relação com o esporte.
7 -Alongamento e relaxamento. Roda de fechamento da aula, levar os alunospara lavarem as mãos e retornarem a aula.

Aula 5:

Explicar os objetivos dessa aula. Questionar sobre o conceito de esporte e seus valores. Tema futebol e tática.
1 ± aquecimento. Chute ao gol ( nessa atividade o professor pedirá para que os alunos se dividam em dois ou três grupos para iniciarem uma rodada de chute ao gol, o professor pedirá para que eles chutem com as duas pernas, em cima baixo, etc.)
2 ± gol no Pneu (os alunos deverão fazer gol usando o Pneu como sendo o gol)
3 ± Jogadas ensaiadas (o professor pedirá para que eles repitam uma das duas jogadas ensaiadas aprendidas na aula anterior, caso eles não se lembrem ele ajudará a recordar).
4 ± alongamento e relaxamento
5 ± Questionamentos acerca do que é o fenômeno futebol como um todo, sobre as táticas, regras da modalidade e perguntar sobre o futebol de areia.
6 ± Ensinar as regras do futebol de areia e como funciona.
7 ± atividade de fundamento do futebol de areia (passe por baixo)
8 ± Encerrar a aula e realizar questionamentos acerca do que foi trabalhado. Pedir aos alunos que pesquisem sobre o basquetebol feminino para a próxima aula. Lavar as mãos e retornar para a sala de aula.

São apenas exemplos para serem utilizados. Se você quiser mais aulas em formato de plano de aulas para educação física organizados por modalidades e tipos de atividades, não pode deixar de conhecer o TOP 100 Educação Física Escolar.

Até a próxima!