segunda-feira, 20 de março de 2017

Futsal é uma ótima atividade para a Escola






O futsal atualmente é uma das modalidades mais populares entre as crianças, seja por sua similaridade com o Futebol ou por ser de grande facilidade encontrar um espaço para o jogo.

Os benefícios da prática do futsal engloba o fortalecimento dos músculos, ampliação da resistência e da capacidade anaeróbica, melhoria na coordenação motora, desenvolvimento de habilidades, convívio social, respeito às regras e aos outros, saber ganhar, perder, oportunizar a descontração e aperfeiçoamento.

Veja 100 atividades para ensino do Futsal

Produz o entendimento do valor educacional do esporte, possibilitando o entendimento enquanto forma de representação que o sujeito tem produzido historicamente no mundo e exteriorado pela expressão corporal e melhoria de habilidades; propiciando atividades motoras, cognitivas e sociais orientadas por uma planificação com critérios metodológicos adequados a cada faixa etária do desenvolvimento humano; proporcionando um melhoramento das relações interpessoais e socializá-los, dentro  dessa  comunidade  tão  carente  de  recursos  físicos, financeiros, educacionais, estruturais e outros.

Não é difícil flagrar um grupo de alunos chutando uma bola no pátio da escola no intervalo das aulas.  Portanto, a escola é um ambiente onde os alunos vivenciam diversas experiências e as mesmas favorecem para sua formação não somente profissional, mas também para uma relação com a sociedade, e é neste ponto que a relação interpessoal se entrelaça com o âmbito escolar.

Sabe-se que a Educação Física possui um grande papel na melhora do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, porém, além desses possui outro objetivo, que é de formar alunos capazes da integração no meio social e do exercício da cidadania.

A iniciação da atividade de futsal na escola se torna cada vez mais difundidas porque estimula a discussão sobre os motivos que levam os alunos a praticarem a atividade. Apresenta e discute vivencias das regras fundamentais para a sua prática, oportuniza aos alunos a vivência do esporte e interesses dos elementos fundamentais, considerando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito. O professor deve trabalhar o Futsal de maneira Lúdica fomentando a união do grupo sem desvincular da prática esportiva

Por esses motivos, o futsal é uma ótima atividade para o professor trabalhar na escola.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui



Comente:


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Popular

Arquivo do blog