Futsal é uma ótima atividade para a Escola

O futsal atualmente é uma das modalidades mais populares entre as crianças, seja por sua similaridade com o Futebol ou por ser de grande facilidade encontrar um espaço para o jogo.

Os benefícios da prática do futsal engloba o fortalecimento dos músculos, ampliação da resistência e da capacidade anaeróbica, melhoria na coordenação motora, desenvolvimento de habilidades, convívio social, respeito às regras e aos outros, saber ganhar, perder, oportunizar a descontração e aperfeiçoamento.

Veja 100 atividades para ensino do Futsal

Produz o entendimento do valor educacional do esporte, possibilitando o entendimento enquanto forma de representação que o sujeito tem produzido historicamente no mundo e exteriorado pela expressão corporal e melhoria de habilidades; propiciando atividades motoras, cognitivas e sociais orientadas por uma planificação com critérios metodológicos adequados a cada faixa etária do desenvolvimento humano; proporcionando um melhoramento das relações interpessoais e socializá-los, dentro  dessa  comunidade  tão  carente  de  recursos  físicos, financeiros, educacionais, estruturais e outros.

Não é difícil flagrar um grupo de alunos chutando uma bola no pátio da escola no intervalo das aulas.  Portanto, a escola é um ambiente onde os alunos vivenciam diversas experiências e as mesmas favorecem para sua formação não somente profissional, mas também para uma relação com a sociedade, e é neste ponto que a relação interpessoal se entrelaça com o âmbito escolar.

Sabe-se que a Educação Física possui um grande papel na melhora do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, porém, além desses possui outro objetivo, que é de formar alunos capazes da integração no meio social e do exercício da cidadania.

A iniciação da atividade de futsal na escola se torna cada vez mais difundidas porque estimula a discussão sobre os motivos que levam os alunos a praticarem a atividade. Apresenta e discute vivencias das regras fundamentais para a sua prática, oportuniza aos alunos a vivência do esporte e interesses dos elementos fundamentais, considerando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito. O professor deve trabalhar o Futsal de maneira Lúdica fomentando a união do grupo sem desvincular da prática esportiva

Por esses motivos, o futsal é uma ótima atividade para o professor trabalhar na escola.