Amarelinha na Educação Físca Infantil

Resultado de imagem para professor de educação amarelinha

Amarelinha ou Academia, jogo ginástico infantil muito antigo e muito espalhado por todo o Brasil. No Brasil é dividida em corpo (ABC), asas, braços ou descanso (DD), pescoço ou inferno (E) e cabeça, céu ou lua (F). Também pode ser com casas numeradas e no topo (Céu), descanso, etc.
Jogam impelindo com um único pé uma pedra chata até a Lua e volvendo ao princípio do corpo, a primeira casa, sem socorrer-se do outro pé. Apenas no descanso é permitido pôr um pé de cada lado. A outra forma de jogar a amarelinha é colocar a pedra na primeira casa e ir saltando num só pé através de todo o desenho e voltar. Passa a pedrinha para a segunda casa e assim sucessivamente até a Lua e regresso ao princípio. Perde a vez de jogar quem tica (toca) o solo com os dois pés ou pisa na linha do gráfico.

Acesse o blog da Educação Física

A academia ou cademia é conhecida como amarelinha ou marelinha no Rio de Janeiro, maré em minas Gerais, e avião no Rio Grande do Norte.

Na Bahia dizem pular macaco.

Em Portugal: jogo da macaca ou pular macaca, jogar macaca (Norte). Pela Extremadura é jogo do homem.

Na Espanha: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja.

No Chile é a rayuela, assim como no Peru. No Chile a conhecem também por luche. Na Colômbia é coroza ou golosa.

Na França é marelle de onde provém os nossos amarelinha e maré.

Nos Estados Unidos é jogo de Elementary and Junior High School, e
tem nome de hop scotch.