Objetivos do Futsal Escolar

O esporte escolar é um campo de conhecimento voltado às práticas escolares esportivas e competitivas, dado que as relações interativas e operativas entre professores e alunos representam uma condição educativa. Assim, o futsal na escola apresenta um conjunto de alterações dessa prática manifestada nas muitas transformações de regras, espaços e tempos.

A escola tem sido reconhecida como a instituição em melhor posição para orientar e suprir às necessidades de prática de atividade física dos jovens, sendo um ambiente social complexo e de reprodução cultural, dotada de uma lógica de "imposição" de conhecimentos, valores e normas que tendem a impedir a criatividade e inibir ações que correspondem às expectativas da infância, privilegiando o trabalho à brincadeira de escolares.

O uso do Futsal (ou de qualquer esportes) dentro da escola é uma oportunidade única para aprendizado das características do esporte para a vida.

Os principais objetivos da Educação Física com o Futsal é
  • Despertar para o prazer de aprender a aprender;
  • Potencializar a capacidade de criar e recriar situações de aprendizagem; ampliar a capacidade de comunicação;
  • Prevenir dificuldades relacionais, emocionais, motoras e de aprendizagem; Incentivar a autoestima e facilitar a socialização;
  • Prevenir dificuldades relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem;
  • Exercer uma prática terapêutica no caso de dificuldades relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem já instalados; oportunizar uma estruturação mais saudável da personalidade;
  • Estimular posturas positivas frente a si, ao outro e ao mundo
Jogar futsal não é apenas chutar uma bola e marcar um gol. Existem valências físicas para serem desenvolvidas com os jogadores e essas valências devem ser um dos objetivos para a prática desse esporte na escola.

Está na hora do professor dominar o Futsal e não ter mais medo de ensinar essa modalidade para qualquer idade, seja na escola, seja em escolinhas. Material espetacular! Clique aqui para saber mais!