Use o Futebol nas Aulas de Educação Física Escolar

Durante muito tempo, na Educação Física Escolar, tivemos o estigma do professor que simplesmente entregava a bola para os alunos jogarem e não se preocupava com toda a riqueza que essas aulas poderiam dar a mais para os alunos.

Porém, a Educação Física Escolar como disciplina deveria apresentar-se como uma atividade contínua, articulada, consciente, comprometida com o aluno e com os fundamentos educacionais, onde o professor se posicione como indivíduos hábeis intelectualmente, capazes de compreender, analisar e criticar os fenômenos que norteiam a sua prática e a sua realidade objetivando através do desempenho de suas atividades o desenvolvimento, e a formação integral dos seus alunos, onde corpo e mente seja visto como uma unidade, pois, o homem não é só corpo e muito menos só intelecto, ele deve ser considerado como um todo, perfeito e abrangente, que pensa, sente e executa.

As manifestações da cultura de movimento e o objetivo da Educação Física de tratar pedagogicamente dessas manifestações estão cada vez mais, sendo subsumidas pela hegemonia do esporte. E o futebol é o maior representante dessa hegemonia, uma vez que é amplamente praticado no contexto escolar, mas os sentidos atribuídos a sua prática estão restritos a racionalidade instrumental, limitando significativamente o seu valor pedagógico e, portanto, as possibilidades de contribuir com a formação dos sujeitos.

Não podemos negar a importância cultural do Futebol, independente dessa hegemonia. Essa importância cultural dá ao futebol todo o "apoio" necessário para ele seja usado nas aulas de Educação Física e os professores devem fazer o uso essa hegemonia. use a seu favor.

O futebol pode servir como uma espécie de referência para as aulas de Educação Física, não no sentido de ocupar maior espaço, mas na possibilidade de favorecer aos alunos, habilidosos ou não, a conquista de sua autonomia e cidadania. O ensino de um esporte com tamanha identificação no país pode significar oportunidades em potencial para diferentes aprendizagens, envolvendo todos os alunos em busca do bem estar coletivo

O futebol tem grande relevância, visto que o professor pode usá-lo como uma ferramenta de trabalho em suas aulas de Educação Física, aplicando assim formas de inclusão e auxiliando o comportamento dos alunos perante um grupo de pessoas de diferentes personalidades, preparando-os para viver em sociedade, aprendendo assim a respeitar regras e ao próximo e combatendo preconceitos e indiferenças.

Ensine Futebol para crianças e adolescentes mesmo que não seja craque no esporte. Clique aqui e saiba mais!