Habilidades da Unidade temática: Esportes de Aventura

Os alunos dos anos iniciais ainda precisam do brincar, e as atividades físicas devem proporcionar essas experiências e também introduzir a compreensão do mundo a partir da cultura do movimento, visando à leitura, à produção e à vivência das práticas corporais.

A BNCC não indica os Esportes de Aventura para alunos do 1º ao 5º no Ensino Fundamental, não há referências para eles. Porém, nada impede que o professor utilize atividades direcionadas nessa faixa etária.

6º e 7º ano - Aventura: práticas corporais de aventura urbanas.

As Habilidades:

• (EF67EF18): experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
  • (EF67EF19): identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.
  • (EF67EF20): executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
  • (EF67EF21): identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

• 8º e 9º ano - Aventura: práticas corporais de aventura na natureza.

• (EF89EF19): experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
  • (EF89EF20): identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
  • (EF89EF21): identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.

• Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!