Habilidades da Unidade temática Brincadeiras e Jogos

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. |  Ceducaf

Falando em BNCC na Educação Física, uma das seis unidades temáticas  é Brincadeiras e Jogos. São atividades voluntárias realizadas em grupos, para fins de recreação e lazer, em que os participantes criam regras comuns para todos. Caracterizam expressões culturais e a possibilidade de aprender sobre a convivência social.

Observando Brincadeiras e Jogos como Unidade Temática, temos as Habilidades

1º e 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

HABILIDADES:

Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

3º ao 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

HABILIDADES:

Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

6º e 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos

HABILIDADES:

Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

8º e 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Não há sugestão de Brincadeiras e Jogos para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Isso não quer dizer que não pode ser utilizado, só que a BNCC não coloca como aplicação, prefere outras unidades temáticas.

Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!