Para a BNCC, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e suas diversidades.
Uma das seis unidades temáticas propostas pela BNCC de Educação Física é o Esporte,
As Habilidades para o Ensino Fundamental são:
1º e 2º ANO – ESPORTES DE MARCA E PRECISÃO
HABILIDADES:
Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
3º ao 5º ANO – ESPORTES DE CAMPO E TACO, REDE/PAREDE E INVASÃO
HABILIDADES:
Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
6º E 7º ANO – ESPORTES DE MARCA, PRECISÃO, INVASÃO E TÉCNICOS-COMBINATÓRIOS
HABILIDADES:
Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas.
8º e 9º ANO – ESPORTES DE REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO, DE INVASÃO E DE COMBATE
HABILIDADES:
Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.
Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física. Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio