Exemplo de Treinamento da coordenação de movimentos

Treinamento da coordenação de movimentos

Estações:

1. Bloco de coordenação (pé de saída direito)
2. Saltos alternados
3. Deslocamento lateral/frontal em velocidade
4. Bloco de coordenação (pé de saída esquerdo)
5. Deslocamento lateral/frontal em velocidade
6. Saltos alternados
7. Tiros de 90 a 150 metros

Descrição das atividades:

Bloco de coordenação – é composto por 3 cones dispostos na forma de um triangulo eqüilátero, distantes 30 cm um do outro. O exercício consiste na movimentação coordenada dos membros inferiores do atleta em aceleração (como se fosse acelerar para alcançar a bola). Basicamente é composto por 5 momentos distintos:

1. pés juntos (posição inicial);
2. pé de saída (direito ou esquerdo) à frente (junto ao cone);
3. pé de apoio junto ao de saída;
4. pé de saída de volta à posição inicial;
5. pe de apoio de volta à posição inicial

A movimentação acima deverá ser realizada em todos os três cones, sendo que o deslocamento de um cone para o outro deverá ser feito, da posição inicial para o novo cone na diagonal, iniciando imediatamente o exercício.

- Saltos alternados
Este exercício baseia-se na teoria que a corrida é uma sucessão de pequenos saltos. Por meio deste procuramos aumentar o repertorio motor através da variação da distancia entre as passadas, chegando em alguns momentos a saltos de curta e media distancia.

O que guia esta variação é as marcações no chão (cordas, faixas, pintadas ou riscadas). A distância varia entre as marcas de 50 a 150cm (sugeridas na planilha 01 são 50cm (pequenas) 100 cm (médias) e 150 cm (grande)).

- Deslocamento lateral/frontal em velocidade
O deslocamento inicial é feito lateralmente de frente para os demais cones. Ao chegar neste realiza-se um sprint (ou tiro) a toda velocidade na diagonal até o outro cone. Repete-se até o final da estação

Tiros de 90 ou 150 metros – corridas em velocidade num circuito demarcado previamente pelo preparador físico ou responsável pelo treinamento. Não devendo ultrapassar a distancia prevista acima.

 2 a 3 séries
 8 a 15 passagens