Funcional Kids na escola

O treinamento funcional feito de forma lúdica, voltado para as crianças, consiste em todo tipo de treinamento ou estratégia, para alcançar o aprimoramento de determinada capacidade funcional do corpo humano, sempre utilizando exercícios que desafiam os diferentes componentes do sistema nervoso.

Sendo assim, é uma excelente atividade para ser aplicado na escola. O objetivo é desenvolver as capacidades físicas das crianças. Para isso, aposta em fortalecer e aperfeiçoar movimentos naturais que por conta do sedentarismo não são desenvolvidos com eficiência.

Feito de maneira lúdica, ou seja, voltada para o mundo da criança, é possível se desenvolver, a nível psicomotor, o processo de maturação da aprendizagem a partir das experiências vividas por eles. É preciso que o professor tenha atenção nas séries para trabalhar movimentos que sejam específicos de cada série.

Para crianças e adolescentes, um programa de treinamento funcional deve ser voltado ao ensino e aprimoramento das habilidades motoras fundamentais e padrões de movimento – como correr, saltar, rolar, agarrar, escalar, chutar, rebater, empurrar, puxar, agachar, etc. – que são atividades motoras comuns com padrões específicos observáveis.  A grande maioria das habilidades requeridas nos esportes são versões avançadas dessas habilidades. Por exemplo, os lançamentos exemplificados na imagem abaixo, utilizados em diferentes esportes como softbol, beisebol, lançamento de dardo, no saque do tênis e no passe de ombro do basquete, são movimentos especializados de lançar.

Como montar as aulas?

O profissional de Educação física estimula as crianças através de exercícios de corrida, saltos, agilidade, velocidade, coordenação, força e equilíbrio, além de jogos competitivos e cooperativos. Cada aula tem como conteúdo o ensino e a prática de um a dois movimentos em combinação com uma capacidade física. Isto garante que as aulas sejam diferentes entre si, não só em relação às atividades escolhidas, mas também quanto às exigências cardiometabólicas. A duração é de 55 minutos

Quer trabalhar com Funcional Kids e ter opções para suas aulas? O ebook Trabalhe com Funcional Kids traz absolutamente todos os aspectos para o (a) professor(a) saber qual exercício usar em cada faixa etária, potencializando resultados.  Saiba mais clicando aqui.

Não contém vírus.www.avg.com