Educação Física Escolar: Desenvolver cidadãos e não criar atletas

As aulas na Educação Física escolar tem um papel muito importante que é desenvolver cidadãos e não criar atletas.  A criança conserva uma afinidade com o esporte muito mais carinhosa e prazerosa do que eficiente e objetiva.
Uma das alternativas encontradas, e que vem crescendo em todo mundo, é o emprego do esporte para a formação e resgate de valores humanos. Porém se faz necessário explicitar que se trata de esporte como elemento de interação social, troca de conhecimentos, ampliação das possibilidades de convivência e instrumento educacional capaz de reduzir o comportamento antissocial, esporte este conhecido como "Esporte Educacional".
Os educadores nos mostram a importância que tem o esporte na escola para a vida social do dia a dia de cada aluno, mostrando que com a prática do esporte superam as dificuldades encontradas e as que aparecem em seu cotidiano. Através do ensino do esporte o aluno pode aprender a lidar com suas próprias dificuldades pessoais.
O esporte é, talvez, o conteúdo que melhor atende as especificações para o trabalho da Educação Física escolar por causa do grande repertório de possibilidades e objetivos que estão associados a este conteúdo, e se o que se espera é a escola cumpra a sua função social que é tirar criança e jovens da rua inserindo neles o interesse e a possibilidade de dedicar seu tempo, nas aulas de Educação Física e no tempo de lazer pelos esportes de uma forma geral.
Na Educação Física, tem-se um espaço e tempo para um conhecimento expressivo para os alunos. Os profissionais de Educação Física têm que demonstrar aos seus alunos as probabilidades de adequação às regras dos esportes, para que todos possam participar desse processo humano.
A Educação Física escolar tem o dever de trabalhar e desenvolver as habilidades motoras, afetivas e cognitivas do aluno, então seja o futsal, também, tem um grande objetivo central, que é desenvolver o total do aluno, aperfeiçoando um cidadão capaz de relacionar-se com meio em que vive.