Prática da Educação Física na Escola








A Educação Física constitui sua área de trabalho fundamentada nas concepções de corpo e movimento. Esta visão permitiu a superação de sua condição histórica limitadora que se restringia aos aspectos fisiológicos e técnicos. Hoje são consideradas também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas que constituem o praticante da atividade.Assim, a Educação Física, principalmente a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumiu uma nova condição: a de trabalhar numa perspectiva de cultura corporal, o que amplia a contribuição da Educação Física para o exercício da cidadania. Segundo os PCNs da Educação Física, a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos. Junte-se a isso um programa que adote como referenciais para a construção do planejamento de ações - Educação Física e que desafiam para a redução das desigualdades sociais: o desenvolvimento de processos educativos que busquem um desenvolvimento econômico, político, social e cultural da sociedade; a luta por uma educação pública gratuita e de qualidade; a conscientização e formação de um profissional educador como um sujeito epistêmico, que possui autonomia reflexiva crítica e seja capaz de articular e construir conhecimentos transformadores da sociedade.

A partir disso, a atividade desenvolvida nas Escolas, para se tornar uma contribuição efetiva para a formação de uma cidadania plena, deve organizar seu conteúdo considerando toda a riqueza da interdisciplinaridade, priorizando temas de caráter social para que os setores populares, as grandes periferias urbanas, as vilas, os bairros desenvolvam atividades de exercícios e esportes coletivos, acompanhados de ações políticas reflexivas com vista ao um processo cada vez maior de participação popular na organização e nas decisões de ordem econômica, política e social que dizem respeito e atingem diretamente a população historicamente alijada dos processos decisórios e participativos da sociedade...

Editora: Sprint
Autor: ALFREDO MELHEM
ISBN: 9788573322699
Origem: Nacional
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 416
Acabamento: Brochura
Formato: Médio



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Prática da Educação Física na Escola Prática da Educação Física na Escola Reviewed by Dani Souto EF on 10:19 Rating: 5

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