Terceira fase de iniciação esportiva

Resultado de imagem para handebol escola

Nesse momento do processo, a iniciação esportiva III é a fase que corresponde à faixa etária aproximada de 13 a 14 anos, às 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, passando os atletas pela pubescência. Enfatizamos o desenvolvimento dessa fase, para os alunos/atletas, a automatização e o refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente, nas fases de iniciação esportiva I e II, e a aprendizagem de novos conteúdos, fundamentais nesse momento de desenvolvimento esportivo.

Drive Virtual com material sobre Educação Física Escolar

Competências Físicas:
Aperfeiçoamento da força, força com velocidade (potência), velocidade de reação, alta complexidade de movimentação corporal, especialização intra e intermuscular.

Competências Sociais:
Relações interpessoais, extraclasse e intercolegiais, identidade de grupos, relação liberdade e responsabilidade, reconhecimento da liderança constituída, diferença estética e de hábitos sociais.

Competências Psíquicas:
Capacidade de motivação, automatização, experiência individual ofensiva e defensiva, clareza no uso das regras, compreensão de vantagens físicas e mecânicas, autocontrole, inteligência sinestésico-corporal.

Nesta fase, a automatização e o refinamento da aprendizagem inicial possibilitam ao praticante optar por uma ou outra modalidade após as experiências vividas e depois da aprendizagem de várias modalidades esportivas. Acreditamos que os movimentos desorganizados aos poucos vão se coordenando, e os jovens, por sua própria natureza e interesse, vão se decidindo em qual modalidade se especializarão.

Nesse período do processo de desenvolvimento, os técnicos de cada modalidade utilizam suas experiências e competência profissional como instrumento de seleção esportiva. Outras possibilidades são necessárias para auxiliar os técnicos, como o apoio dos pais, das prefeituras, dos estados, das instituições, federações e confederações, a fim de promover os talentos (Oliveira, 1997).