Terceira fase de iniciação esportiva








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Terceira fase de iniciação esportiva. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



Resultado de imagem para handebol escola

Nesse momento do processo, a iniciação esportiva III é a fase que corresponde à faixa etária aproximada de 13 a 14 anos, às 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, passando os atletas pela pubescência. Enfatizamos o desenvolvimento dessa fase, para os alunos/atletas, a automatização e o refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente, nas fases de iniciação esportiva I e II, e a aprendizagem de novos conteúdos, fundamentais nesse momento de desenvolvimento esportivo.

Drive Virtual com material sobre Educação Física Escolar

Competências Físicas:
Aperfeiçoamento da força, força com velocidade (potência), velocidade de reação, alta complexidade de movimentação corporal, especialização intra e intermuscular.

Competências Sociais:
Relações interpessoais, extraclasse e intercolegiais, identidade de grupos, relação liberdade e responsabilidade, reconhecimento da liderança constituída, diferença estética e de hábitos sociais.

Competências Psíquicas:
Capacidade de motivação, automatização, experiência individual ofensiva e defensiva, clareza no uso das regras, compreensão de vantagens físicas e mecânicas, autocontrole, inteligência sinestésico-corporal.

Nesta fase, a automatização e o refinamento da aprendizagem inicial possibilitam ao praticante optar por uma ou outra modalidade após as experiências vividas e depois da aprendizagem de várias modalidades esportivas. Acreditamos que os movimentos desorganizados aos poucos vão se coordenando, e os jovens, por sua própria natureza e interesse, vão se decidindo em qual modalidade se especializarão.

Nesse período do processo de desenvolvimento, os técnicos de cada modalidade utilizam suas experiências e competência profissional como instrumento de seleção esportiva. Outras possibilidades são necessárias para auxiliar os técnicos, como o apoio dos pais, das prefeituras, dos estados, das instituições, federações e confederações, a fim de promover os talentos (Oliveira, 1997).

Fonte


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Professor (a), você não pode perder:

200 atividades em vídeo para Educação Física Escolar
Oferta secreta - 50% de desconto: 800 atividades esportivas para escola
Não sofra pra fazer planejamento de suas aulas Entre no Grupo de Whastapp


Terceira fase de iniciação esportiva Terceira fase de iniciação esportiva Reviewed by Dani Souto EF on 06:06 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais