Evitando problemas ortopédicos - Como deve ser uma boa mochila?

O ortopedista pediátrico Weverley Valenza reuniu algumas indicações para que os pais escolham um bom modelo e orientem seus filhos quanto à maneira correta de usar uma mochila.

Tiras largas e acolchoadas

Tiras estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação; as tiras devem estar tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente 5cm acima da linha da cintura.

Tiras para os dois ombros

Mochilas com tira única para o ombro não distribuem o peso uniformemente; as tiras devem ser utilizadas uma em cada ombro.

Acolchoamento posterior

Um forro acolchoado e resistente protege as costas contra objetos pontiagudos, evitando desconforto.

Tira lombar

Uma tira na região lombar (da cintura) ajuda a distribuir o peso de uma mochila pesada mais uniformemente.

Peso

A própria mochila deve ser o mais leve possível; o peso total da mochila carregada não deve exceder 10% do peso corporal.

Mochilas com rodinhas

Boa escolha para aqueles que necessitem carregar muito peso; lembrar que, ao subir escadas, ela terá de ser carregada.