Tudo o que acontece dentro de uma unidade escolar, independente de qual é o nível de ensino oferecido, é de responsabilidade da direção da Escola, até mesmo pelo transporte dos alunos no itinerário entre casa/escola e vice e versa, onde a Lei 10.154/86 que regulamenta o transporte escolar e prevê punições inclusive para as instituições de educação que usam o serviço. No tocante a Segurança não é diferente, pois a essa instituição adiciona-se total responsabilidade sobre a integridade física e psíquica de todos seus alunos. Hoje por esse motivo, a Segurança Escolar, é tratada por instituições de ensino, com o mesmo peso das atividades pedagógicas.
Na efetivação de um evento contrário a normalidade do dia a dia escolar, como uma ocorrência de crime dentro da Escola, os prejuízos ao psíquico do aluno e aos cofres da instituição de ensino são imensuráveis, principalmente se a instituição for privada.
O Agente de Segurança que presta seus serviços em uma instituição de ensino deve sempre privar pela boa aparência, ser agradável com o público interno e externo, pois esse profissional acaba sendo uma referência no local. Em situações que exijam desse profissional uma atitude enérgica, deve fazê-la com operacionalidade e, se possível, discrição.
Cabe ainda ao Agente de Segurança entender, usando a seu beneficio, a posição social de cada usuário da instituição escolar, uma vez que cada classe de usuários pertence a um grupo dentro da instituição. Os professores, os funcionários e alunos,além de pais e namorados de alunos e pessoas, em geral adolescentes, que sempre gostam de freqüentar portas de instituições escolares.
Além da Segurança Patrimonial das instalações é muito importante a adequação do prédio para com o tipo de público que irá freqüentá-lo, dando-lhes um local seguro e sem riscos de acidentes pessoais, como escadas com corrimão, piso antiderrapante, torneiras e descarga do vaso sanitário com acionamento mecânico por pedal para evitar a contaminação das mãos, entre outros tantos cuidados necessários estabelecidos pela Segurança do Trabalho.
"Segurança Escolar é a unificação de procedimentos e normas voltados à prevenção de delitos internos e externos além de prevenção de acidente e incidentes, integrando profissionais de Segurança, corpo docente e dicente e em uma cultura de Segurança."
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio