Curta e Siga em Rede Sociais

Uma criança caiu. E agora?







Com muita freqüência as crianças caem e contundem a cabeça, trazendo uma grande preocupação aos pais. A ansiedade toma conta do quadro e a família se desespera. É importante que saibamos alguns dados sobre contusão craniana. Apesar de se contundir na cabeça, a presença de fratura é rara. Se a criança caiu, não perdeu os sentidos o prognóstico é bom. Se perdeu os sentidos por pouco tempo o prognóstico é bom, mas, necessita cuidados. Se após a queda a criança perdeu os sentidos por um período mais longo é necessário o seu internamento, mesmo que não tenha havido fratura e mesmo que ao primeiro exame, tudo esteja normal.

Outro fato que é comum é o aparecimento de quadro febril 12 a 24 horas após a queda. Isto parece ser devido a alguma alteração no centro de regulação térmica com a queda.

O aparecimento posteriormente a queda de vômitos sem náuseas, principalmente se forem vômitos que "pulam longe", indicam assistência direta. Uma sonolência intensa, quando mesmo tentando os pais não conseguem acordar a criança, ou quando acorda está muito mais sonolenta do que o costume, é sinal de cuidados. Os pais deverão observar os olhos da criança pois o aparecimento de qualquer desvio obriga ao atendimento médico de urgência.

 O aparecimento de convulsões também indica alteração neurológica e indica ida imediata para uma emergência.

Só deveremos estar despreocupado quando a criança cai, não perde os sentidos, continua com sua atividade habitual, se surgir sono é um sono leve que facilmente quando estimulada a criança acorda. São fatos para nos tranqüiliza.

Toda criança que após uma queda tem perda de consciência, mesmo que por poucos segundos, deve ser vista em uma emergência.

Você não pode perder:

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio

Comente: