Voleibol é um esporte difícil de ser ensinado na Escola

O voleibol é um jogo técnico, onde os erros geram pontos e as constantes paralisações impedem que aconteça o rally . Por essa razão, é necessário que os participantes tenham a vivência dos movimentos necessários para jogar e uma prática inserida em seus cotidianos.  Ele é uma modalidade de complexo aprendizado.

O ensino do voleibol na escola deve ser ampliado para que o estudante compreenda, aproprie-se e tenha autonomia para praticar esta e outras modalidades, tanto nas aulas de Educação Física, quanto fora do ambiente escolar, se assim desejar.

Entende-se atualmente que o voleibol, como elemento constituinte da cultura corporal, deve ser desenvolvido na escola por meio de uma perspectiva renovadora, ou seja, que ultrapasse o ensino tradicional, pautado especialmente na prática dos gestos técnicos das modalidades, ampliando seu ensino por meio de outros elementos como: aspectos históricos, fatos e conceitos relevantes; à compreensão da dinâmica da modalidade, elementos táticos; valores e atitudes.

O voleibol, pelo fato de ser um esporte classificado como esporte com rede divisória ou parede de rebote,  sem que os alunos tenham contato com time adversário, com espaços delimitados, baixo risco de lesões, favorece que meninos e meninas joguem juntos em coletividade. Somado a isso, como o mesmo estudante não pode dar dois toques consecutivos na bola, ele é obrigado a passá-la para alguém que preferencialmente vai realizar um ataque. Outro detalhe é a dinâmica do rodízio no voleibol que permite a cada participante experimentar o jogo em todas as posições.

Um dos motivos dessa dificuldade consiste nas habilidades não "naturais", reforçando que a habilidade de "volear", predominante no voleibol, é uma habilidade pouco estimulada na Educação Física escolar. A partir da reflexão sobre o ensino de voleibol na escola, observa-se que os seus movimentos não são inatos ao ser humano.

A atenção dada pelos professores de Educação Física às aulas é insuficiente, reservando pouco ou nenhum espaço para a prática e conhecimento do voleibol, um esporte complexo e extremamente dinâmico, pois cada erro gera um ponto para o time adversário e a paralisação do jogo ocorre a todo o momento.

Há diversas barreiras no ensino de voleibol. Além da complexidade do esporte em si, existe ainda a baixa quantidade e/ou péssima qualidade dos materiais disponíveis em algumas escolas, onde as bolas são um tanto duras para os alunos iniciantes. Alguns machucam os antebraços pelas sucessivas batidas da bola durante o movimento de manchete. Além disso, o número de bolas é insuficiente para atender a quantidade de alunos, o que compromete o sucesso do trabalho pedagógico.

Para o (a) professor (a) que quer ensinar o VOLEIBOL de maneira eficaz, o ebook TRABALHE COM VOLEIBOL EDUCACIONAL vai ajudar e muito. Ensine o Voleibol usando recursos pedagógicos que potencializarão o aprendizados dos alunos em escolas e escolinhas de esportes. Conheça o Ebook clicando aqui.