Curta e Siga em Rede Sociais

A Recreação na Educação Física na Escola








A recreação é uma ferramenta importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor ou moral. Dentro de um contexto social, quando uma pessoa está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar algo.

Ela oportuniza ao aluno a formação necessária a sua personalidade, possibilitando-o a integrar novos grupos sociais de forma produtiva, equilibrada e consciente, também procura atender dentro das práticas educativas, os interesses das comunidades e das escolas. Tem por objetivo geral da área de expressão e comunicação desenvolver uma comunicação eficiente e expressão criadora para a auto-realização e integração social.

Os gestos lúdicos encontrados nas atividades recreativas permitem à criança a capacidade de se adaptar a novos desafios, aumentando sua integração física e social, melhora de valores éticos e morais, desbloqueando sua timidez, além de descobrir suas habilidades através da ludicidade, aumentando com isso sua capacidade mental de raciocínio.

É importante ter em mente que o brincar implica uma dimensão evolutiva. Crianças de diferentes idades, com características específicas tem formas diferentes de brincar. O aprender e a recreação contribuem para a produção do conhecimento, podem ser relacionadas com toda a vivência social.

A Recreação na escola é apontada como a mais antiga forma de Recreação que se tem conhecimento. Acredita-se que a Recreação deve ser inserida no contexto escolar como uma alternativa nas aulas de Educação Física, porque há a inclusão de todos os participantes, os mesmos aprendem a aprender, aprendem a fazer e principalmente aprendem a ser, crescem valorizando essa atividade, tornando-se adultos ativos, com bom desenvolvimento, com melhor qualidade de vida.

Quer ter atividades excelentes de Recreação para aplicar imediatamente nas suas aulas? Conheça o TOP 200 de Recração, com aulas teóricas e demonstradas em vídeos; Clique aqui!

Você não pode perder:

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio

Comente: