O ensino do Handebol Escolar

A Educação Física é uma prática que envolve um amplo processo de ações, sejam educacionais ou não. Ela ocorre no ambiente escolar e tem função de promover aspectos motores, psicossociais e culturais.  A Educação Física escolar sofreu transformações bastante significativas no que se refere a concepções norteadoras para contribuir na formação dos indivíduos. Ela já foi desenvolvida no ambiente escolar através de concepções militarista, higienista, esportivista e recreacionista

A Educação Física somente terá seu valor como disciplina pedagógica, se estiver comprometida com a formação de todos os educandos e não apenas com aqueles que têm o dom e a inteligência para práticas desportivas. Ela é abordada sendo também uma cultura corporal e dentre as produções dessa cultura, algumas foram incorporadas pela disciplina dentro de seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta.

O handebol é uma modalidade esportiva coletiva que teve sua origem associada às atividades esportivas praticadas em aulas de Educação Física. É um esporte que se caracteriza por ser um jogo de fácil aprendizagem, pois apresenta movimentos natos dos seres humanos, como: correr, saltar e arremessar, dinamizando o aprendizado por considerar as habilidades naturais de toda criança.

Assim, a prática do Handebol nas aulas de Educação Física pode ser apresentada de formas diferentes para cada etapa de ensino, através de atividades lúdicas, brincadeiras que incentivam o esporte, atividades com caráter recreativo e o próprio jogo dependendo do nível de ensino da turma

É importante lembrar que o Handebol no âmbito escolar tem um objetivo diferente do rendimento, ou seja, na escola formam-se alunos que precisam ter o conhecimento da disciplina educação física que tem seus conteúdos básicos que são ginásticas, dança, lutas, capoeira, esportes e brincadeiras e jogos.

Pode-se dizer que o aluno, na escola, adquire de forma positiva diferentes valores, como respeito pelo coletivo e a disciplina dentro do contexto escolar e também na sociedade, viabilizado pelo esporte. Existem ainda algumas discussões sobre a competição que já está intrínseca no ser humano, desde que ele nasce.

A realização da prática de handebol nas aulas de Educação Física promove uma mudança no comportamento e postura dos alunos, desenvolvendo o lado social, motor, psicológico e afetivo, além de contribuir para a forma física e mental trabalhando habilidades como: velocidade, agilidade, coordenação motora e o raciocínio.

Assim sendo, um professor que ensina o Handebol com eficiència na escola chega aos objetivos mais rápido.

Quer aprender a dar aulas de Handebol com segurança? Conheça o curso online  HANDEBOL EDUCACIONAL.  É um conteúdo voltado para potencializar o ensino do Handebol seguindo as idades dos alunos e suas fases de desenvolvimento. Clique aqui e saiba mais!