Principais conteúdos do BNCC na Educação Física

A discussão da Base envolve os componentes curriculares da educação, direcionando os conteúdos e as dimensões do conhecimento, que irá orientar o trabalho pedagógico do professor no âmbito escolar.

Na área da Educação Física, de acordo com Brasil (2016) a base formulou objetivos para cada uma das práticas corporais, em cada um dos ciclos, diz, de forma indissociável e articulam-se simultaneamente, oito dimensões de conhecimento que aceitam a tematização dessas práticas como saberes escolares: Experimentação, Uso e apropriação, Fruição, Reflexão sobre a ação, Construção de valores, Análise, Compreensão e Protagonismo comunitário.

Como profissionais da educação básica escolar, esta nova proposta curricular envolve questões do campo de atuação e a manifestação da Educação Física dentro do cenário da Educação Nacional. Quais os principais conteúdos e dimensões do conhecimento apresentados na BNCC para a área da Educação Física?

Os PCNs da área da Educação Física recomendam que os conceitos, as atitudes, e os procedimentos dos conteúdos sejam trabalhados na dimensão da cultura corporal, envolvendo, dessa forma, o conhecimento sobre esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e sobre o corpo.

A escola como agente de socialização tem sido um ambiente produtor de atitudes. Os alunos apresentam atitudes diferentes devido ao processo educacional ocorrer numa complexa dinâmica de interações. Parte destas atitudes aprendidas pelos alunos não são ensinadas sistematicamente ou conscientemente. Assim os educadores precisam dar maior ênfase aos processos de criação de atitudes.

Sendo assim, a Educação Física por meio de uma intervenção significativa do professor, pode exercer um papel de educar os alunos para serem indivíduos autônomos, críticos e reflexivos diante das práticas corporais e da sociedade em que vive.

Quer ter Planos de Aulas diferenciados para a Aula de Educação Física? Vou te dar 3 dicas:

101 Planos de Aulas para Educação Física Escolar - ANOS INICIAIS
40 Planos de aula para Educação Física Infantil