O que é Unidade Temática da Aula?

Atualmente na área da educação nacional vem discutindo – se sobre a Base Nacional Comum Curricular da Educação, estabelecendo metas para o desenvolvimento da Educação Básica.

A Base Nacional Comum Curricular é crucial para todos os estudantes do Brasil para seu desenvolvimento na Educação Básica, deste modo a BNCC tem como objetivo expor os conhecimentos fundamentais aos quais os estudantes de todos Estados brasileiros têm o direito de ter acesso no seu percurso na Educação Básica. Sendo assim, a BNCC tem o intuito de garantir ao estudante conhecimentos essenciais para o desenvolvimento educacional ao longo da vida escolar, desde as séries iniciais até o Ensino Médio. Portanto por meio da Base Nacional Comum Curricular, irá orientar a elaboração de currículos para as diferentes etapas de escolarização da Educação Básica no Brasil envolvendo assuntos do que o aluno deve aprender no seu percurso escolar.

A Unidade Temática da sua aula de Educação Física é o termo usado na BNCC, também chamados de Práticas Corporais, os temas da Educação Física Escolar, segunda o documento da BNCC da Educação Física são:

• Esportes;
  • Danças;
  • Lutas;
  • Ginásticas;
  • Jogos e Brincadeiras;
  • Práticas Corporais de Aventura.

1 – Esportes

Inclui as manifestações formais e informais. Na BNCC as modalidades esportivas foram divididas em 7 categorias de acordo com critérios como: objetivos táticos, desempenho motor, interação com adversários e cooperação.

As categorias são:

• Marca: esportes em que o resultado é medido de acordo com o tempo, peso ou distância. Ex: Atletismo.
  • Técnico combinatório: a disputa é de acordo com a qualidade do movimento, de acordo com os critérios estabelecidos. Ex: Ginástica rítmica, ginástica artística.
  • Precisão: o objetivo é acertar um alvo específico. Ex: Boliche, tiro ao alvo.
  • Territorial: esportes em que uma equipe precisa levar um objeto ao espaço da equipe adversária. Ex: Futebol, Basquete.
  • Combate: esportes de luta. Ex: Boxe, karatê.
  • Campo e taco: o objetivo é rebater a bola o mais distante possível para ocupar território. Ex: Beisebol.
  • Rede: o objetivo é lançar a bola à quadra adversária. Ex: Vôlei

Ao incluir os esportes no planejamento, o professor não pode esquecer do aquecimento, para que os alunos não se machuquem durante a prática.

O professor pode incluir, filmes que envolvam os esportes abordados na aula e mediar  discussões sobre a história dos esportes, aspectos culturais dos países em que são mais praticados.

2 – Danças

Inclui as modalidades individuais e também em grupo. A dança é uma atividade democrática, promove a interação, processo criativo e a autonomia dos alunos, inclusive alunos com deficiência. O importante é orientar os alunos quanto ao movimento, para que eles desenvolvam a consciência corporal e entendam como o corpo se relaciona com o espaço e com os outros.

Uma atividade bem interessante, é fazer uma listagem junto aos alunos das danças típicas do Brasil. Pode ser feita uma votação, e a turma irá ensaiar a mais votada. O professor pode levar para as aulas vídeos sobre a cultura do estado em que a dança escolhida surgiu e promover debates sobre a importância de se manter viva a cultura do país.

3 – Lutas

Inclui as tradicionais do Brasil como a capoeira e também de outros países, como é o caso do Judô. As lutas são esportes carregadas de valores, o benefício não é apenas físico, mas também mental e espiritual.

Uma atividade com Karatê, pode levar para a sala de aula uma reflexão sobre como a prática desse esporte é importante para o desenvolvimento integral do praticante. A cultura ligada ao esporte e a filosofia tornam a discussão ainda mais interessante.

4 – Ginásticas

Inclui a ginástica geral, que conhecemos com acrobacias, a ginástica de condicionamento físico, como é o caso da laboral, e a ginástica de conscientização, caracterizada por movimentos mais suaves, como é o caso da yoga.

Uma boa atividade é que a turma experimente movimentos básicos da ginástica, como saltos e giros. Pode ser realizada individualmente e também em grupo. Utilizando os procedimentos de segurança e respeitando os limites do próprio corpo e também do corpo do outro.

5- Jogos e brincadeiras

São atividades com limite de tempo e espaço, com regras estabelecidas e o que é mais importante: a apreciação do ato de brincar. Os jogos e brincadeiras possuem sua própria finalidade e por isso devem ser estudados.

A BNCC ressalta a importância da igualdade entre todos os jogos e brincadeiras, incluindo os jogos indígenas, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes valores e contextos culturais.

Uma boa atividade, é apresentar para a turma brincadeiras regionais e pesquisar a origem de cada uma. Uma outra atividade interessante é a confecção de brinquedos feitos com material reciclado.

6 – Práticas corporais de aventura

Atividades em que os participantes superam um ambiente desafiador. São divididas em práticas da natureza, como o arborismo, e práticas no ambiente urbano, como o skate.

Uma boa atividade na escola, é pedir que os alunos que possuem skate e material de segurança levem para a aula, e promover um debate sobre o movimento cultural, música e vocabulário que envolve esse esporte.

Lembrando que a BNCC da Educação Física faz uma sugestão de quais temas devem ser trabalhos em cada série da Educação Básica,

Quer ter Planos de Aulas diferenciados para a Aula de Educação Física? Vou te dar 3 dicas:

101 Planos de Aulas para Educação Física Escolar - ANOS INICIAIS
40 Planos de aula para Educação Física Infantil