O que é Unidade Temática da Aula?








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre O que é Unidade Temática da Aula?. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



Atualmente na área da educação nacional vem discutindo – se sobre a Base Nacional Comum Curricular da Educação, estabelecendo metas para o desenvolvimento da Educação Básica.

A Base Nacional Comum Curricular é crucial para todos os estudantes do Brasil para seu desenvolvimento na Educação Básica, deste modo a BNCC tem como objetivo expor os conhecimentos fundamentais aos quais os estudantes de todos Estados brasileiros têm o direito de ter acesso no seu percurso na Educação Básica. Sendo assim, a BNCC tem o intuito de garantir ao estudante conhecimentos essenciais para o desenvolvimento educacional ao longo da vida escolar, desde as séries iniciais até o Ensino Médio. Portanto por meio da Base Nacional Comum Curricular, irá orientar a elaboração de currículos para as diferentes etapas de escolarização da Educação Básica no Brasil envolvendo assuntos do que o aluno deve aprender no seu percurso escolar.

A Unidade Temática da sua aula de Educação Física é o termo usado na BNCC, também chamados de Práticas Corporais, os temas da Educação Física Escolar, segunda o documento da BNCC da Educação Física são:

  • Esportes;
  • Danças;
  • Lutas;
  • Ginásticas;
  • Jogos e Brincadeiras;
  • Práticas Corporais de Aventura.

1 – Esportes

Inclui as manifestações formais e informais. Na BNCC as modalidades esportivas foram divididas em 7 categorias de acordo com critérios como: objetivos táticos, desempenho motor, interação com adversários e cooperação.

As categorias são:

  • Marca: esportes em que o resultado é medido de acordo com o tempo, peso ou distância. Ex: Atletismo.
  • Técnico combinatório: a disputa é de acordo com a qualidade do movimento, de acordo com os critérios estabelecidos. Ex: Ginástica rítmica, ginástica artística.
  • Precisão: o objetivo é acertar um alvo específico. Ex: Boliche, tiro ao alvo.
  • Territorial: esportes em que uma equipe precisa levar um objeto ao espaço da equipe adversária. Ex: Futebol, Basquete.
  • Combate: esportes de luta. Ex: Boxe, karatê.
  • Campo e taco: o objetivo é rebater a bola o mais distante possível para ocupar território. Ex: Beisebol.
  • Rede: o objetivo é lançar a bola à quadra adversária. Ex: Vôlei

Ao incluir os esportes no planejamento, o professor não pode esquecer do aquecimento, para que os alunos não se machuquem durante a prática.

O professor pode incluir, filmes que envolvam os esportes abordados na aula e mediar  discussões sobre a história dos esportes, aspectos culturais dos países em que são mais praticados.

2 – Danças

Inclui as modalidades individuais e também em grupo. A dança é uma atividade democrática, promove a interação, processo criativo e a autonomia dos alunos, inclusive alunos com deficiência. O importante é orientar os alunos quanto ao movimento, para que eles desenvolvam a consciência corporal e entendam como o corpo se relaciona com o espaço e com os outros.

Uma atividade bem interessante, é fazer uma listagem junto aos alunos das danças típicas do Brasil. Pode ser feita uma votação, e a turma irá ensaiar a mais votada. O professor pode levar para as aulas vídeos sobre a cultura do estado em que a dança escolhida surgiu e promover debates sobre a importância de se manter viva a cultura do país.

3 – Lutas

Inclui as tradicionais do Brasil como a capoeira e também de outros países, como é o caso do Judô. As lutas são esportes carregadas de valores, o benefício não é apenas físico, mas também mental e espiritual.

Uma atividade com Karatê, pode levar para a sala de aula uma reflexão sobre como a prática desse esporte é importante para o desenvolvimento integral do praticante. A cultura ligada ao esporte e a filosofia tornam a discussão ainda mais interessante.

4 – Ginásticas

Inclui a ginástica geral, que conhecemos com acrobacias, a ginástica de condicionamento físico, como é o caso da laboral, e a ginástica de conscientização, caracterizada por movimentos mais suaves, como é o caso da yoga.

Uma boa atividade é que a turma experimente movimentos básicos da ginástica, como saltos e giros. Pode ser realizada individualmente e também em grupo. Utilizando os procedimentos de segurança e respeitando os limites do próprio corpo e também do corpo do outro. 

5- Jogos e brincadeiras

São atividades com limite de tempo e espaço, com regras estabelecidas e o que é mais importante: a apreciação do ato de brincar. Os jogos e brincadeiras possuem sua própria finalidade e por isso devem ser estudados.

A BNCC ressalta a importância da igualdade entre todos os jogos e brincadeiras, incluindo os jogos indígenas, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes valores e contextos culturais.

Uma boa atividade, é apresentar para a turma brincadeiras regionais e pesquisar a origem de cada uma. Uma outra atividade interessante é a confecção de brinquedos feitos com material reciclado.

6 – Práticas corporais de aventura

Atividades em que os participantes superam um ambiente desafiador. São divididas em práticas da natureza, como o arborismo, e práticas no ambiente urbano, como o skate.

Uma boa atividade na escola, é pedir que os alunos que possuem skate e material de segurança levem para a aula, e promover um debate sobre o movimento cultural, música e vocabulário que envolve esse esporte.

Lembrando que a BNCC da Educação Física faz uma sugestão de quais temas devem ser trabalhos em cada série da Educação Básica,

Quer ter Planos de Aulas diferenciados para a Aula de Educação Física? Vou te dar 3 dicas:

101 Planos de Aulas para Educação Física Escolar - ANOS INICIAIS
40 Planos de aula para Educação Física Infantil
55 Planos de Aula - Educação Física - Ensino Fundamental 1º a 5º Série


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


O que é Unidade Temática da Aula? O que é Unidade Temática da Aula? Reviewed by Dani Souto EF on 07:28 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais