O que priorizar na Educação Física para 1º e 2º anos?

As crianças dessa etapa de ensino estão em pleno vigor de seu desenvolvimento psíquico, físico e motor.

Como explica o professor Fábio D'Angelo, selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, elas chegam à escola com um repertório de cultura corporal do movimento que pode ser usado como ponto de partida para o planejamento.

Na hora de organizar as aulas, leve em conta esses conhecimentos que podem ser socializados e programe atividades em que a turma trabalhe habilidades motoras, capacidades físicas e orientações espacial e temporal.

Evite exercícios mecânicos e automatizados.

Priorize o jogo, a brincadeira e o lúdico.

Pular corda, por exemplo, é uma maneira de trabalhar coordenação, resistência e força.

Jogos com bola, atividades rítmicas e danças são outras ideias.