Curso online de O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exemplo de atividade: Flag football - o futebol jogado com as "mãos"






Objetivos
- Conhecer e jogar o flag football nas suas características.
- Comparar as modalidades flagball, rúgbi e futebol americano e classificá-las de acordo com critérios como as regras e os códigos de conduta, o campo de jogo, as habilidades e as técnicas utilizadas, os sistemas táticos de jogo, o número de jogadores e as diferentes funções etc.

Conteúdo
Flag football

Anos
7º e 8º

Tempo estimado
15 aulas

Materiais necessários
Bolas de futebol americano ou de rúgbi (ou bolas murchas de futebol), coletes, tiras ou fitas de tecido, papel craft (pardo), papel branco ou cartolinas, canetas e computadores conectados à internet.

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Nas etapas de pesquisa sobre o flagball, é importante que você ofereça ao aluno materiais em braile para que ele consulte as regras da modalidade, além de computadores com softwares de leitura, como o Jauss ou o Dosvox, que ajudam no acesso à internet. Você também pode levar para a sala de aula os objetos utilizados em uma partida, como as flags, os cones e uma bola com guizo (para que o aluno com deficiência visual possa guiar-se pelo barulho). No momento das partidas, consulte a turma e seu aluno sobre as melhores formas de adaptar o jogo. Vocês podem começar ensaiando estratégias de arremessos e defesas, com a participação de todos. Permita que o aluno cego explore o espaço da quadra para que perceba, antecipadamente, o lugar dos cones e as marcações no espaço. Se desejar que todos tenham uma experiência semelhante, proponha alguns jogos em que todos os participantes estejam com os olhos vendados. Amplie o tempo de realização das etapas, se necessário, e conte sempre com o apoio do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Desenvolvimento
1ª etapa
Organize uma roda de conversa para contar aos alunos que todos vão conhecer nas próximas aulas um esporte diferente, o flag football. Verifique se alguém já conhece a modalidade. Assistiram alguma partida ou leram a respeito? Já tiveram a oportunidade de praticar? Quais são as regras? Acham ser possível praticar na escola? Como fazer para meninos e meninas jogarem juntos? É fundamental, durante todo o percurso, mantenha um diário atualizado com os registros das observações e dos depoimentos realizados pelos alunos. Convide a turma a conhecer um pouco mais desse esporte.

2ª etapa
Como o flag não é muito conhecido no Brasil, diga que há esportes que se assemelham de alguma forma a ele, como o futebol americano e o rúgbi. Pergunte à turma se alguém conhece esses esportes e se já praticaram. Vídeos podem ser utilizados para que os alunos conheçam os jogos. Algumas sugestões:
MN Flag Football Plays of the Week
Flag Football Trick Play
Flag Ball

3ª etapa
Divida a turma em oriente uma pesquisa na internet sobre o tema e peça que descubram as seguintes informações sobre o flag, o rúgbi e o futebol americano: quem inventou e onde surgiu, quais as principais regras, como se joga e quais as principais funções dos jogadores. Informe quais sites são fontes confiáveis a respeito: Liga Paulista de Futebol Americano e Confederação Brasileira de Rugby.

4ª etapa
Socialize o resultado das pesquisas, organizando coletivamente um painel com o registro das informações. Compare com a turma as semelhanças e as diferenças entre o futebol americano, o rúgbi e o flag. Destaque o fato de o flag ser uma modalidade inclusiva: por não ter muitos momentos de contato entre os jogadores, permite que meninos e meninas joguem juntos.

5ª etapa
Questione como fazer para jogar o flag na escola. Seguindo as regras oficiais, quais adaptações são necessárias? Proponha um jogo experimental considerando as sugestões dadas e considere a importância de que os alunos devem jogar nas posições de ataque e defesa. Aproveite a oportunidade para, nas partidas seguintes, sistematizar o conhecimento sobre a tática do jogo. Levante com a garotada quais as responsabilidades de cada um nas diferentes funções, quais as funções mais difíceis ou mais fáceis de executar e quais as habilidades necessárias em cada função. Reforce a importância do contato restrito sugerido pela modalidade. Isso irá contribuir para que os meninos e as meninas possam jogar juntos.

6ª etapa
Depois de algumas vivências, incentive a turma a discutir em equipe e combinar uma tática de jogo, diferenciando as estratégias em função do ataque e da defesa. Sugira que elas sejam anotadas para serem analisadas depois. Terminado o jogo, reúna as equipes para questionar quais as ideias deram certo? Por quê? Quais não foram bem sucedidas? O que eles sugerem para melhorar a tática de jogo? Neste momento, relacione os aspectos táticos aos técnicos. Os alunos devem compreender essa relação como algo indissociável, ou seja, quanto melhor a técnica, melhor a capacidade de pensar e executar as estratégias de ataque e de defesa. A ideia é valorizar tanto as táticas construídas para as situações de ataque quanto para as situações de defesa. Chame atenção para a importância de cada jogador, que muitas vezes não marcam os pontos, mas contribuem para a proteção de quem pontuou. Oriente a turma a reelaborar as estratégias, aperfeiçoando-as levando em conta o que foi conversado. É sempre bom dar a oportunidade para que as novas estratégias sejam aplicadas e analisadas. Só assim os jogadores saberão se estão ou não avançando.

Avaliação
Peça para os alunos refletirem sobre as expectativas de aprendizagem que tinham no início e falar sobre como foi a experiência e quais os aprendizados desenvolvidos. Registre os depoimentos e comente a participação de cada um. Algumas perguntas pré-elaboradas podem ser utilizadas: os objetivos foram alcançados? Conseguimos jogar o flagball? Quais as diferenças entre o rúgbi, o futebol Americano e o flag? Vocês sabem dizer quais as principais regras do flag? Por que o flag é um jogo inclusivo? O que mais fácil neste jogo, atacar ou defender? Qual a relação entre a técnica e a tática neste jogo?


Comente:


Você não pode perder:

500 jogos e brincadeiras
Aprenda Planejar Aulas de Educação Física
Atividades Físicas de Alunos Especiais


Popular

Arquivo do blog