As aulas de Educação Física nas escolas estaduais de ensino médio ocorrem no mesmo período das outras disciplinas, como os outros componentes curriculares. No entanto, conta hoje com a participação de um número baixo de alunos e com a falta de interesse deles pela disciplina. Esse fato despertou-nos o interesse pela pesquisa, já que pouco se estudou sobre o assunto. Os atuais professores de Educação Física enfrentam esses problemas e esperamos, através deste trabalho, minimizá-los, contribuindo para o trabalho dos educadores da área e para o desenvolvimento da disciplina.
A normatização escolar vigente não vem ao encontro de nossas expectativas, chega inclusive a se colocar como obstáculo quando, por exemplo, dispensa das aulas o aluno trabalhador por amparo legal ou por determinação médica, cabendo a pergunta: a lei dispensa os alunos das aulas de História, Geografia, Matemática ou língua Portuguesa? A facultatividade aos alunos trabalhadores do curso noturno deve ser encarada como punição a esta população específica, impedindo-lhes o acesso a essa prática pedagógica ou a área de conhecimento (SOARES et al., 1992).
Além desses entraves os alunos têm que conviver com as regras impostas por professores nas quais o esporte é iniciado e desenvolvido predominando a aprendizagem das técnicas esportivas, perpassando, portanto, a busca pelo rendimento atlético com a exacerbação do espírito competitivo do esporte escolar (MATTOS e NEIRA, 2007).
Segundo Soares et al. (1992), observa-se como norma, dentro das aulas de Educação Física, a avaliação, predominando esta, para atender exigências burocráticas expressas pela escola, atender a legislação vigente e selecionar alunos para competições e apresentações dentro e fora da escola. Muitas vezes, esses fatores são utilizados como fonte de aprovação e reprovação. O aluno, muitas vezes, não tem acesso a informações sobre seu desempenho, e, quando as tem, são vagas e imprecisas, negligenciando referências qualitativas do processo ensino-aprendizagem.
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